61% dos eleitores não votam em Bolsonaro de jeito nenhum, aponta XP/Ipespe
Presidente tem o maior índice de rejeição, seguido de João Dória (55%) e Ciro Gomes (44%)
61% dos eleitores brasileiros dizem que não votariam em Jair Bolsonaro (PL) de jeito nenhum, se a eleição fosse hoje. O dado é da mais recente pesquisa Ipespe, divulgada nesta sexta-feira, e encomendada pela XP Investimentos. João Dória (PSDB) aparece com 55% em rejeição, seguido de Ciro Gomes (PDT) com 44%. Lula aparece com 42% de rejeição.
De acordo com a, o pré-candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a corrida presidencial com 45% das intenções de voto. Bolsonaro aparece no segundo lugar, com 31%.
Na sequência estão Ciro Gomes (PDT), com 8%; João Doria (PSDB), com 3%, e André Janones (Avante) e Simone Tebet (MDB), ambos com 2%. Felipe d’Avila (Novo), Eymael (DC), e Vera Lúcia (PSTU) não pontuaram. Brancos e nulos totalizam 7% e aqueles que não sabem ou não responderam chegam a 2% do total.
A soma dos seus adversários alcança 46%. Com isso, Lula fica a um ponto percentual de alcançar a vitória já no primeiro turno, pois a soma dos seus adversários alcança 46%. Em relação à sondagem anterior do mesmo instituto, o petista oscilou positivamente um ponto, o mesmo acontecendo com Bolsonaro.
A pesquisa também simulou cenários de segundo turno. Em um deles, Lula vence Jair Bolsonaro por 54% a 34%. 44% do eleitorado votaria em Lula com certeza e outros 30% votariam com certeza em Bolsonaro. Lula também supera Ciro Gomes, com 52% a 24%, e João Doria, com 55% a 19%.