
53º Festival de Cinema de Gramado abre hoje com filmes, homenagens e muito mais
De 13 a 23 de agosto, evento reúne estreias nacionais, mostras competitivas e programação especial na Serra Gaúcha
De 13 a 23 de agosto, Gramado, na Serra Gaúcha, será novamente o centro do cinema brasileiro. O 53º Festival de Cinema de Gramado, o evento cinematográfico ininterrupto mais antigo do país, reúne 74 produções entre curtas e longas-metragens, distribuídas em cinco mostras competitivas — longas brasileiros de ficção (6), documentários (4), curtas nacionais (12), longas gaúchos (5) e curtas gaúchos (18) — além de exibições especiais, pré-estreias de séries, mostras estudantis e debates.
A curadoria de longas brasileiros e documentais é assinada por Caio Blat, Camila Morgado e Marcos Santuario, reforçando a vocação do festival como vitrine para estreias nacionais. A programação ainda inclui atividades formativas, o Conexões Gramado Film Market e homenagens a artistas e profissionais do setor.
Entre os nomes confirmados estão Rodrigo Santoro, Denise Fraga, Bruna Linzmeyer, Miguel Falabella, Bárbara Paz, Marcélia Cartaxo, Malu Galli, Eduardo Moscovis e Gero Camilo.
A abertura oficial acontece nesta sexta-feira (15), com apresentação da Orquestra Sinfônica de Gramado e entrega do Kikito de Cristal a Rodrigo Santoro, que completa 50 anos e celebra mais de três décadas de carreira. Após a cerimônia, será exibido O Último Azul, de Gabriel Mascaro, vencedor do Urso de Prata no Festival de Berlim.
Outros homenageados desta edição são a produtora Mariza Leão, que receberá o Troféu Eduardo Abelin, e a atriz Marcélia Cartaxo, premiada com o Troféu Oscarito.
No sábado (16), começa a Mostra Competitiva de Longas-Metragens Brasileiros, com a exibição de Nó, de Laís Melo. No domingo (17), estreia Papagaios, de Douglas Soares. Ao longo da semana, serão apresentados títulos como Querido Mundo, de Miguel Falabella; A Natureza das Coisas Invisíveis, de Rafaela Camelo; Sonhar com Leões, de Paolo Marinou-Blanco; Cinco Tipos de Medo, de Bruno Bini; e Rua do Pescador, nº 6, de Bárbara Paz.
Na mostra de documentários brasileiros, concorrem Para Vigo Me Voy!, de Lírio Ferreira e Karen Harley; Os Avós, de Ana Ligia Pimentel; Lendo o Mundo, de Catherine Murphy e Iris de Oliveira; e Até Onde a Vista Alcança, de Alice Villela e Hidalgo Romero.
A produção gaúcha também terá espaço com a Mostra Competitiva SEDAC/Iecine e o Prêmio Assembleia Legislativa para curtas-metragens do estado.
O festival se encerra no sábado (23), com a tradicional cerimônia de premiação no Palácio dos Festivais, transmitida ao vivo pelo Canal Brasil. Além dos Kikitos, o evento celebra a trajetória de homenageados e reafirma seu papel como um dos principais encontros do audiovisual na América Latina.
A programação completa está disponível no site oficial.