Por Gabriel Barbosa e Silva / S.O.M.

Hoje, 4 de outubro, marca o dia em que o mundo perdeu uma de suas vozes mais emblemáticas e apaixonadas do mundo da música: Janis Joplin. Há exatos 53 anos, em 1970, a lendária cantora e ícone do rock partiu prematuramente.

Sua voz única, rasgada e carregada de emoção, aliada a uma personalidade cativante, conquistou fãs em todo o mundo.

A ascensão meteórica de Janis Joplin a um dos maiores nomes do rock foi ofuscada por sua batalha contra a dependência de substâncias, que eventualmente custou sua vida, ao ser encontrada já falecida em seu quarto de hotel em Hollywood, vítima de uma overdose acidental.

Sua morte chocou o mundo e deixou um vazio no cenário musical que ainda é sentido até hoje. No entanto, sua música continua viva, inspirando artistas de todas as gerações.

Seu impacto transcendeu a música e alcançou um discurso sobre a expressão verdadeira de si mesmo, a quebra de barreiras e a luta contra os estigmas.

Para relembrar a carreira da mulher que mudou a história do Rock, separamos 5 curiosidades sobre a sua vida e carreira.

 

  • Janis Joplin já visitou o Brasil! O acontecimento foi em 1970, quando se divertiu ao lado de Alcione, Tony Tornado e Serguei. A cantora foi até expulsa do Copacabana Palace por nadar nua.

 

  • O amor é o que importa! A artista já se relacionou com diversos homens durante a vida, mas também viveu romances com mulheres. O caso mais famoso foi com Peggy Caserta.

 

  • Janis Joplin participou do lendário Festival Woodstock, em 1969. Uma curiosidade interessante é que seu show quase não aconteceu por conta de abuso de álcool.

 

  • Em 1995, Janis Joplin recebeu a honra de ser incluída no prestigiado Rock and Roll Hall Of Fame, ao lado de renomados ícones da música como a banda Led Zeppelin e os aclamados cantores Al Green e Neil Young.

 

  • Janis infelizmente entrou para o Clube dos 27, uma lista de astros da música que morreram muito cedo, mais especificamente, aos 27 anos. O clube conta com nomes como o de Kurt Cobain, Jimi Hendrix, Jim Morrison e Amy Winehouse.