Por Lilianna Bernartt

A 47ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo começa nesta quinta-feira (19/10) com uma programação que conta com 360 filmes de 96 países.

A Mostra fará uma retrospectiva da obra de Michelangelo Antonioni, exibindo 23 títulos do cineasta e ainda contará com uma sessão de leitura de roteiro inédito de Antonioni, sob a direção de André Ristum.

A lista dos filmes nacionais conta com mais de 60 títulos, dos quais destacamos: “Pedágio”, premiado filme da diretora Carolina Markowicz; “Mussum – o filmis”, do diretor Silvio Guindane, grande vencedor do Festival de Gramado; “A Paixão segundo G. H.”, do diretor Luiz Fernando Carvalho; “Estranho Caminho”, premiado filme do diretor Guto Parente; “Sem Coração”, de Nara Normande e Tião; “Mais pesado é o céu”, do cineasta Petrus Cariry; “As Polacas”, do diretor João Jardim; “Quando Eu Me Encontrar”, das diretoras Amanda Pontes e Michelline Helena; “Represa”, do diretor Diego Hoefel; “Tia Virgínia”, do diretor Fabio Meira; “O Dia que te Conheci”, de André Novais de Oliveira; “Invisíveis”, de Heitor Dhalia; “O Mensageiro”, da consagrada diretora Lucia Murat; “Porto Príncipe”, de Maria Emília Azevedo; “A Alegria é a Prova dos Nove”, da consagrada diretora Helena Ignez; “Meu Sangue Ferve por Você”, de Paulo Machline; o documentário “Othelo, o Grande”, de Lucas H. Rossi dos Santos; “Peréio, Eu Te Odeio”, de Allan Sieber.

Da ala internacional, destacamos “Maestro”, de Bradley Cooper; “Zona de Interesse” (The Zone of Interest), de Jonathan Glazer; “Fallen Leaves”, de Aki Kaurismäki (vencedor do prêmio do Júri em Cannes); “O Mal Não Existe” (Aku wa sonzai shinai), de Ryûsuke Hamaguchi; “La Chimera”, de Alice Rohrwacher, (filme indicado à Palma de Ouro no Festival de Cannes e tem no elenco a atriz brasileira Carol Duarte); “Anselm: 3D” (Anselm: Das Rauschen der Zeit), de Wim Wenders; “Paraíso em Chamas” (Paradiset brinner), de Mika Gustafson; “A Teoria Universal” (Die Theorie von Allem), de Timm Kröger; “Malqueridas”, de Tana Gilbert; “Puan”, de Maria Alché e Benjamin Naishtat; “Tiger Stripes”, de Amanda Nell; “A Besta” (La bête), de Bertrand Bonello; dentre alguns dos títulos que se destacaram em importantes festivais internacionais de cinema como Cannes, Veneza e Berlim.

Além da programação presencial, as plataformas Itaú Cultural Play, Sesc Digital e Spcine Play disponibilizarão acesso gratuito a títulos selecionados pela curadoria do evento.

A 47ª edição da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo acontecerá entre os dias 19 de outubro e 1º de novembro, e a programação completa você pode conferir através do site oficial do evento.