Nos dias 13, 14 e 15 de setembro, os olhares da cena cultural mineira se voltaram para São Thomé das Letras, que mais uma vez se consagrou como um polo cultural de destaque. A realização do 2º Encontro das Montanhas, do Ponto de Cultura Culturando na Montanha, não apenas reafirmou a cidade como um importante centro de criação e expressão artística em Minas Gerais, mas também a posicionou como um polo cultural de referência em todo o Brasil.

A imersão cultural colaborativa, realizada no sítio Recriando o Amanhã, na zona rural de São Thomé, transbordou as fronteiras mineira, reuniu 86 agentes culturais vindos de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Maranhão, Ceará, Distrito Federal e Amazonas. 

Durante os três dias, artistas e produtores culturais puderam se conectar, compartilhar suas experiências e sonhos, e repensar suas práticas artísticas. A imersão na atmosfera mágica de São Thomé das Letras proporcionou um ambiente propício para a criação de novas ideias e projetos colaborativos. Um encontro transformador que colocou as relações humanas em primeiro lugar. Através de diálogos e intervenções, buscou-se desconstruir velhos paradigmas e construir um futuro mais justo e humano para a arte, com base na ancestralidade, afeto e inclusão. 

A cozinha ficou por conta da Tiana e Croi, do restaurante Panelinha e da Festa da Rua de Baixo, servindo a tradicional culinária mineira e apresentando a Cultura Popular de São Thomé das Letras. 

Dos diálogos e propostas apresentados durante o 2º Encontro das Montanhas, os agentes culturais participantes estão redigindo uma carta manifesto pela Cultura da Paz e do Bem Viver, que será encaminhada para os municípios dos participantes, para o estado de Minas Gerais e para o Ministério da Cultura (Minc). 

Som de Minas

Nesta edição, o Encontro foi contemplado com o projeto Som de Minas, da Mídia Ninja, via Minas Ninja, que ofereceu uma programação rica e diversificada, com quatro oficinas e três palestras ministradas por renomados profissionais da música, como Tabata Arruda, Dani Ribas, Ivan Ferraro, Talles Lopes, Rodolfo Ataíde, Ciro Nunes, Maíra Aragão e Fred Maia. Os participantes tiveram a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos sobre o mercado musical, além de trocar experiências e estabelecer novas parcerias.

Para celebrar a qualificação para os artistas da cidade e apresentar a cena musical para o Som de Minas, o Encontro realizou, no dia 13, sua abertura oficial no tradicional Bar do 2. Com shows de música autoral, o Encontro apresentou DJ Pika Pau (São Thomé das Letras MG), Coisa de Pele (São Thomé das Letras MG), João Bongah (São Thomé das Letras MG), Banda Enraize (Poços de Caldas MG), Coletivo Reggae (São Thomé das Letras MG), UhSaga e DJ Hakkai (São Thomé das Letras MG), Banda Iúna (Poços de Caldas MG) e Raiar DJs (Divinópolis MG). A apresentação ficou por conta da influencier Hippie Xique. O evento também contou com uma apresentação especial de Glen Arcoverde e Clary Escarlate, que realizaram uma intervenção que convidou o público a refletir sobre as queimadas que estão ocorrendo em São Thomé e em todo Brasil. 

O encerramento do Encontro aconteceu na ocupação cultural Sons do Chico, com uma programação que apresentou a diversidade musical de Minas Gerais, com as atrações Essência Mística ( São Thomé das Letras), Tibilk (São Thomé das Letras), Tácio ( São Thomé das Letras), Gabriele Corrêa e Tom Brasil (Soledade), DJ Maroca (Varginha), Daniohmm (Baependi), Isadboob (Poços de Caldas), mas também de outros estados, como a Banda Impermanente (Águas da Prata SP) Lucas Ramos (Campinas SP) e Jesus Lumma (São Luís MA).O encerramento também teve intervenção de Isa (Poços de Caldas)  e Glen Arcoverde, Amanda, Clary e Blue (São Thomé das Letras).

O Encontro das Montanhas é feito de forma colaborativa, tanto no financiamento, quanto na produção. Além dos agentes, a imersão teve o apoio da Casa de Cultura STL, Pousada Woodstock, Restaurante Alquimista, Restaurante Zeppelin, Restaurante La Vegana e Caverna Pub.