Por Laura Dozza Reis, para Cobertura Colaborativa Paris 2024

Já anotou na sua agenda as datas entre 14 a 30 de julho de 2028? Pois anote! Será nesse intervalo de 16 dias que acontecerão os próximos Jogos Olímpicos, em Los Angeles, esta que será a terceira edição na cidade – 1932 e 1984, foram aos anos anteriores. Paris trouxe algumas novidades, algumas renderam, outras nem tanto. Sendo assim, o que se mantém e o que podemos esperar de novo daqui a quatro anos? 

Conforme as políticas atuais do Comitê Olímpico Internacional (COI), o programa das Olimpíadas de Verão consiste em esportes “centrais” que permanecem a cada edição dos Jogos, e mais, de três a seis vagas que podem ser preenchidas por outras modalidades, caso tenham o apoio do COI e do comitê organizador, visando aumentar o interesse local. A única exigência é que não ultrapasse o número de 10.500 atletas.

Pois bem, mas e as novidades? É provável que já tenha ouvido falar da inclusão do Beisebol/Softbol, do Lacrosse e até do Squash na lista de modalidades opcionais e da permanência do skate, do surfe e da escalada esportiva, como parte dos esportes centrais dos Jogos. Mas, há mais, segue.

Será a primeira vez na história em que as disputas de Atletismo acontecerão logo após a abertura oficial dos Jogos, entre os dias 15 e 22 de julho, com exceção da maratona, a qual continuará fechando as premiações na cerimônia de encerramento. A natação será realizada na segunda semana de competições.

Foto: Union Internationale de Pentathlon Moderne (UIPM)

Das disciplinas que estiveram presentes em Paris 2024, o Levantamento de Peso e o Pentatlo Moderno, que estavam em perigo de serem excluídos, foram mantidos. Propôs-se também a substituição da prova de salto de obstáculo com cavalos por corrida com obstáculos no Pentatlo. Outra substituição acontecerá no remo, com a saída do skiff duplo e a adição do remo de velocidade na praia.

Por outro lado, uma modalidade que é certeza que não estará no programa é o breaking. Após a sua estreia em Paris 2024, a modalidade não retornará para a edição de 2028, o comitê de Los Angeles optou por escolher as outras cinco modalidades apresentadas. Aos atletas e amantes do breaking, a modalidade pode retornar em outras edições, no futuro, a depender do desejo das próximas cidades sede dos Jogos Olímpicos. 

Em contrapartida, o Boxe ainda é uma incógnita. Nesta edição, as competições foram administradas pelo COI, depois que a Associação Internacional de Boxe (IBA) foi expulsa do movimento olímpico. Os atletas e toda a comunidade do boxe precisarão aguardar até 2025 para saber se a modalidade estará nos próximos Jogos ou não. O COI afirmou que não realizará a competição e pediu a criação de novo órgão global para regular a modalidade, dando como prazo, para tanto, o ano que vem. Em 2023, foi fundada a World Boxing, mas ainda não é reconhecida pelo COI.

Cerimônia de Abertura também com novidades

Se Paris inovou com uma abertura ao ar livre e passando não só pelo Rio Senna, mas por pontos turísticos e corriqueiros da capital francesa, Los Angeles propõe uma abertura em dois lugares diferentes. Como assim? A ideia é fazer um segmento da cerimônia onde os locais utilizados serão o SoFi Stadium em Inglewood e o histórico Los Angeles Memorial Coliseum. 

Uma parte da abertura aconteceria no Coliseu e iria até a etapa final do revezamento da tocha, que então “viajaria” para Inglewood, onde seria realizada a parte principal da cerimônia de abertura principal, como o desfile dos atletas e o protocolo tradicional. O caldeirão olímpico histórico no Coliseu seria simbolicamente reacendido após a iluminação da pira olímpica em Inglewood. Já para a cerimônia de encerramento, a ordem seria invertida, finalizando com o apagamento da pira olímpica no Coliseu. O comitê também prometeu entretenimentos paralelos aos espectadores que não estiverem no “local principal”, incluindo uma transmissão simultânea da continuidade da cerimônia. 

As infinitas possibilidades da identidade visual

Foto: LA 2028

Outra quebra de padrões olímpicos é o logotipo oficial da edição. Pela primeira vez o símbolo estará em constante movimento, apresentando diversas variações a partir da letra “A”. 

“Los Angeles desafia uma identidade singular e não há somente um modo de representar LA. LA é o que é por causa das pessoas, e os Jogos de LA28 devem representar isso.” disse Janet Evans, cinco vezes medalhista olímpica e diretora executiva de atletas da LA28, para o Olympics.com “A melhor forma de capturar a energia de Los Angeles e dos Jogos é por meio de várias vozes.” completou.

Se você acompanhou, vibrou, torceu e se emocionou com Paris 2024, prepare-se pois quatro anos passam rápido e LA 2028 está logo aí! Mas antes, acompanhe também os Jogos Paralímpicos, que iniciam dia 28 de agosto e com cobertura completa do Ninja Esporte Clube e do Mídia Ninja.