Por Sé Souza

Na noite de ontem, sexta-feira, 22 de agosto, teve início a 19ª edição do For Rainbow – Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual e de Gênero. O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza, foi tomado por um público vibrante que levou cores, alegria e energia para celebrar um dos mais importantes espaços de resistência cultural do país.

O festival, que segue até o dia 29 de agosto, exibirá ao todo 61 filmes de 14 países, além de promover shows, espetáculos teatrais, lançamentos de livros e oficinas. Na abertura, a cineasta, jornalista e produtora Verônica Guedes, diretora executiva do For Rainbow, destacou a importância do evento em um cenário marcado por tentativas de silenciamento contra mulheres, pessoas LGBTQIAPN+ e negras. “O festival é um lugar de dar voz a essas pessoas e lutar contra o preconceito sistêmico e o fascismo”, afirmou.

Pela primeira vez, o For Rainbow acontece durante o mês da visibilidade lésbica, reforçando o compromisso do festival em dar protagonismo a esse recorte tão frequentemente esquecido e apagado dentro do debate hegemônico sobre diversidade sexual e de gênero. A escolha do período amplia o alcance político e simbólico do evento, trazendo luz às trajetórias e narrativas de mulheres lésbicas no cinema e na cultura

Como gesto político e simbólico, a cerimônia de abertura homenageou quatro mulheres parlamentares do Ceará que se destacam pela resistência dentro do legislativo e pela coragem de enfrentar a violência política de gênero. O Troféu Artur Guedes foi entregue a:

  • Larissa Gaspar, deputada estadual, advogada, feminista e militante dos direitos humanos, atuante na defesa das mulheres, do combate à desigualdade social e da proteção ambiental.
  • Adriana Almeida, professora, feminista e primeira vereadora negra de Fortaleza pelo PT, que pauta sua trajetória na luta contra a violência de gênero, o feminicídio e a desigualdade racial.
  • Adriana Gerônimo, mulher negra, LGBT e assistente social, presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Fortaleza, com longa atuação em movimentos de moradia e direito à cidade.
  • Mari Lacerda, vereadora jovem, negra e bissexual, militante da Marcha Mundial das Mulheres e do Movimento Negro Unificado, com atuação em direitos humanos, juventude e participação popular.
Verônica Guedes ao lado das homenageadas. Foto: Sé Souza/Cine Ninja

A noite seguiu com a exibição do longa “Explode São Paulo, Gil”, híbrido de ficção e documentário dirigido por Maria Clara Escobar (SP), que abriu oficialmente a competição internacional de longas-metragens.

Após a sessão, o palco da Arena do Dragão recebeu o espetáculo musical “Estranho seria se eu não me apaixonasse por você”, reunindo Helô Sales, Mona Gadelha, Luiza Nobel, Vanessa Cantora e Carú Lina em interpretações potentes de clássicos de divas sáficas da música brasileira, como Cássia Eller, Zélia Duncan, Adriana Calcanhoto e Ana Carolina.

O 19º For Rainbow está apenas começando. Até o dia 29, o público poderá acompanhar uma programação intensa de cinema, cultura e celebração da diversidade. A cobertura completa segue disponível na Cine Ninja e no site oficial do festival.