A 18ª CineBH ­– Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte e o 15º Brasil CineMundi – Encontro Internacional de Coprodução começam nesta terça-feira (24), às 20h, no Cine Theatro Brasil, com entrada franca, transformando a capital mineira no centro do cinema latino-americano e sede do maior ambiente de negócios audiovisuais do país.

Com programação totalmente gratuita, a mostra segue até o dia 29 de setembro, com exibição de 110 filmes nacionais e internacionais em pré-estreias e mostras temáticas (59 longas, 2 médias e 49 curtas), de 15 países (Alemanha, Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Espanha, França, México, Namíbia, Panamá, Portugal, República Dominicana e Uruguai) e 13 estados brasileiros (AL, AM, BA, ES, GO, MG, MS, PA, PB, PE, PR, RJ e SP), em 75 sessões distribuídas em 12 mostras temáticas: Continente, Território, Homenagem, Diálogos Históricos, A Cidade em Movimento, Vertentes, Praça, Curtas-metragens, CineMundi, Mostrinha, Cine-Escola e Mostra Online.

A noite de abertura, às 20h, no Cine Theatro Brasil, terá homenagem à diretora e roteirista Anna Muylaert e apresentação da temática do ano, “Estados do cinema latino-americano”. A sessão especial será de “O Clube das Mulheres de Negócios”, novo trabalho de Muylaert, inédito no circuito. No filme, os espectadores acompanham Jongo (Luís Miranda), um fotógrafo renomado, que de manhã com o jovem e inexperiente jornalista Candinho (Rafa Vitti) em um clube de campo decadente da alta sociedade de São Paulo, comandado por Cesárea (Cristina Pereira) e sua fiel escudeira, Brasília (Louise Cardoso). Entre confusões e revelações, uma distopia se revela, diante da ilustração de um país de contradições trágicas e cômicas.

Ao longo da Mostra, haverá ainda uma retrospectiva completa de sua carreira, com curtas e longas-metragens, entre eles os premiados “Durval Discos” (2002) e “Que Horas Ela Volta?” (2015).

A performance de abertura, que antecede a projeção do filme dentro do Cine Theatro Brasil, tem criação e direção de Chico de Paula e roteiro de Chico e Raquel Hallak, coordenadora geral da mostra. A apresentação mescla arte, música, imagens e movimento e tem inspiração nos conceitos deste ano da CineBH, com destaque para o trabalho de Muylaert e as relações dos cinemas da América Latina com suas formas de produção.

O apresentador da noite será David Maurity, que conduzirá o público através das performances artísticas. Entre os artistas confirmados estão David Cesar, Lira Ribas, Veronez, Coral e Nívia Sabino. A noite também contará com uma intervenção circense dos Palhaços de Versalhes, do grupo A Casa de Circo Gamarra. A trilha sonora será da DJ Confusa e da Banda Seu Vizinho, e a VJ Lucih será responsável pelas projeções, criando um ambiente imersivo dentro da proposta de abertura.

Confira a programação completa da CineBH 2024 aqui.