100 anos dos Camisas Negras: Como o Vasco da Gama mudou a história dos negros do futebol
Em 1923, o Vasco conquistou o Campeonato Carioca pela primeira vez e mudou a história dos negros no futebol. A equipe foi proibida de competir com seus jogadores negros para a edição seguinte, mas deu uma resposta histórica.
Por: Patrick Simão / Além da Arena
O futebol brasileiro possui inúmeros ídolos e heróis negros, porém ainda assim são constantes os casos de racismo explícitos ou estruturais observados no nosso futebol. O principal marco na história e inserção dos negros no futebol brasileiro completa hoje 100 anos, com o 1º título carioca do Vasco da Gama.
Naquela época, as competições ocorriam majoritariamente em âmbito estadual, devido às inviabilidades de transporte e financeira em um país tão extenso territorialmente. Logo no começo do século XX, Ponte Preta e Bangu tiveram jogadores negros em seu elenco, enfrentando grande resistência. Duas décadas depois, a história dos negros no futebol brasileiro começou a mudar.
Em 1923, o Vasco ainda não fazia parte dos principais times do Rio de Janeiro, que tinham elencos formados por jogadores brancos, da Zona Sul carioca. Já o Vasco era formado, em sua maioria, por negros e operários, e vinha do título da 2ª divisão. Com jogadores estigmatizados, que conciliavam o futebol com o trabalho, o Vasco foi Campeão Carioca pela primeira vez, em 1923. A campanha foi irretocável, com 12 vitórias, 1 empate e apenas 1 derrota.
Após a inesperada conquista, a Federação Carioca não permitiu que o Vasco disputasse a elite do Carioca em 1924, a menos que seus jogadores fossem brancos. O Vasco deu uma resposta histórica, em uma carta, onde afirmava não abrir mão dos seus jogadores. A competição. A equipe ficou conhecida como “camisas negras”, um nome que se tornou histórico e de enorme simbolismo na luta contra o racismo.
Desta forma, a edição de 1924 foi dividida em duas organizações: a Associação Metropolitana de Esportes Athleticos, que contava com os tradicionais times e foi vencida pelo Fluminense, e outro torneio, organizado pela Liga Metropolitana de Desportos Terrestres, vencida pelo Vasco. Os cruzmaltinos venceram todos os seus 14 jogos, com 40 gols marcados e 9 sofridos.
Devido ao tamanho e popularidade que o Vasco alcançou com estas conquistas e também com sua postura pública, em 1925 o time foi convidado a participar do Campeonato Carioca. Eles ficaram em 3º lugar com 29 pontos, a apenas dois do campeão Flamengo.
A partir de então o Vasco se tornou um dos principais times do país e os negros começaram a ter mais abertura nos principais times, embora a luta contra o racismo seja muito necessária mesmo 100 anos depois.