10 músicas pra falar de empoderamento feminino
Uma playlist pra cantar junto, pra ouvir quando bater a insegurança, pra dançar, pra lembrar as das delícias de ser mulher.
Escolhemos uma lista de 10 músicas de, por e para mulheres.
Elas falam de empoderamento, prazer, respeito, sonho mas também de dor, luta e força. São mulheres cis, trans, novas, velhas, negras, brancas, gordas, magras, são mulheres! Elas cantam sozinhas, em grupo, em dupla. E tem pra todo gosto musica, do funk ao sertanejo passando pelo brega e MPB.
Maria de Vila Matilde – Elza Soares
Elza Soares declara: não aceito mais a violência! Maria de Vila Matilde é um hino para as mulheres, para apoiar e estimular. Sabemos que lidar com violência (física, psicológica, financeira) não é fácil, ter segurança para denunciar e sair da situação é uma demanda. Mas Maria cansou e avisou: cê vai se arrepender de levantar a mão pra mim!
Respeita – Ana Cañas
As mulheres não estão desavisadas. O machismo não passa mais. Juntas, dão o recado: meu corpo, minha lei. Respeita!
Maria Bonita – Mc Tha
No amor ou na guerra, Maria Bonita acordou. Não queria mais ficar presa, deixou segurança pra viver no Cangaço, porque “queria ser mais que feliz”. É sobre buscar o que você ama, ainda que te digam que não vale a pena.
Queima – Cleo feat Pocah
Enquanto você fala, eu faço tudo que eu to afim. Você pode chamá-las de bruxas, mas elas são cada dia mais donas de si e não vão parar.
Mulher – Linn da Quebrada
Ela não quer pau, ela quer paz. Mulheres trans e travestis lutam pelo direito de existir todos os dias. Violentadas diariamente pela transfobia, pela violência, pelas oportunidades negadas. Resistem.
Supera – Marília Mendonça
Parece cafona mas o recado é pra empoderar: lembre-se que você é mais que isso. Não se subestime, não se submeta. Tem gente melhor no mundo.
Brota no bailão – Mila, Thiaguinho e JS o Mão de Ouro
E quando ele se der conta da mulher que ele perdeu? Tarde demais, ela já está feliz e vai sair pra mostrar.
Só o amor – Preta Gil e Glória Groove
Ela é tranquila, suave mas decidida. Sabe onde quer chegar e comanda seu destino. Ela é uma mulher trans e vai ocupar tudo. E vai levar amor consigo.
Xanalá – Gaby Amarantos e Duda Beat
Xanalá é sobre saber prazer. Mulheres gostam de sexo e vão dizer o que lhes faz satisfeitas. Não é uma disputa, é pra gente ser feliz.
Na Brisa – Iza
Mulheres também querem ficar bem tranquilas e curtirem. Apenas.