Por Andressa Gomes

Semana de estreias imperdíveis no cinema, com “Porto Príncipe”, de Maria Emília de Azevedo, o novo filme nacional “Mallandro – O Errado que Deu Certo”, sobre o comediante Sérgio Mallandro, e a comédia romântica LGBTQIAPN+ “13 Sentimentos”. Destaque também para o drama francês “Rapto”, o novo filme protagonizado por Suzana Pires, “O Anel de Eva” e outros lançamentos.

“Porto Príncipe”

Bertha é viúva e mora sozinha numa chácara isolada na serra catarinense. Começando a enfrentar dificuldades para manter a propriedade funcionando, ela vive pressionada pelo filho, que deseja que a mãe vá morar com ele em um bairro nobre de Florianópolis. Ao saber da chegada de um grupo de haitianos em Santa Catarina, Bertha decide trazer o haitiano Bastide para trabalhar e morar com ela, alimentando a hostilidade do filho. O convívio transforma a relação de trabalho entre Bertha e Bastide em uma amizade sincera entre duas pessoas de culturas diferentes que compartilham ideias e sentimentos em comum.

“Mallandro – O Errado que Deu Certo”

Sem dinheiro e vivendo das glórias do passado, Mallandro precisa se reinventar. Recém eliminado de um reality show e com dívidas se acumulando, Sérgio Mallandro aceita participar de um piloto para um novo programa de auditório. Porém, quando uma pegadinha dá errado, ele se vê em uma situação de vida ou morte e precisa tomar uma decisão que pode afetar sua carreira para sempre.

“13 Sentimentos”

13 Sentimentos é o longa de Daniel Ribeiro e vai contar sobre como o cineasta João enfrenta o desafio de encerrar um relacionamento de uma década com seu ex-namorado, Hugo, descrevendo-o como o final perfeito de um grande filme. Embora tenham permanecido amigos próximos após a separação, João se vê diante de um turbilhão emocional ao tentar voltar ao cenário do namoro. Ao embarcar na busca por um novo amor, João conhece Vitor, por quem se apaixona instantaneamente. Movido pela visão romântica que ele tem da vida e dos relacionamentos, João tenta moldar sua história de amor com Vitor como se estivesse construindo um filme. No entanto, ele rapidamente percebe que a realidade não pode ser controlada como um roteiro de cinema, e que os desafios do amor verdadeiro transcendem qualquer narrativa de contos de fadas. 13 Sentimentos é uma reflexão emocionante sobre os altos e baixos dos relacionamentos e a complexidade da vida amorosa.

“Avassaladoras 2.0”

Bebel é uma adolescente apaixonada pelo influenciador ativista ambiental J-Crush. De sua casa em Hollywood, ela troca mensagens com J se passando por uma atriz em ascensão. Porém, sua mãe Laura decide que elas irão passar férias no Brasil, onde tem sua farsa desmascarada e vê os planos com o amor de sua vida escaparem. Agora, com a ajuda de Lu, sua melhor amiga super-sincera, e sua mãe, Bebel vai tentar reconquistá-lo. Nessa tentativa de recuperar o amor e falar a verdade, segredos vão ser revelados e mãe e filha descobrem que tem muito mais em comum do que podem imaginar.

“O Anel de Eva”

Após a morte de seu pai adotivo, Eva Vogler é surpreendia ao receber um relicário acompanhado de um bilhete: “abra-o somente se achar necessário”. Ao revelar o conteúdo da pequena caixa, Eva depara-se com objetos incomuns que remetem às suas origens: um anel com um brasão nazista com a inscrição “Eva, 1945” e fotos que podem ser de sua mãe biológica – uma mulher negra cercada por crianças brancas no alpendre de uma fazenda. Eva está diante do quebra-cabeças de sua identidade. Todas as certezas de Eva são postas em xeque, quando a sua investigação a conduz para uma propriedade arruinada, a Fazenda do Alpendre, onde a figura do velho alemão Martin Hirsch, trará respostas e perigo para a sua jornada.

“A Semente do Mal”

Ao lado de sua namorada, Edward decide desvendar os segredos a respeito de sua família biológica, com quem nunca teve contato. No entanto, o que parecia ser uma jornada de descobertas pelo Norte de Portugal rapidamente se transforma em um pesadelo indescritível. Edward logo percebe que os laços que o unem a sua família estão mergulhados em um segredo macabro, capaz de atormentar até mesmo os mais corajosos.

“Rapto”

Lydia, uma parteira dedicada, está no meio do término de um relacionamento. Ao mesmo tempo, sua melhor amiga avisa que está grávida e pede que Lydia acompanhe a gestação. Ela se apaixona por Milos, um caso de uma noite e, enquanto carrega o bebê de sua amiga nos braços, Lydia embarca em uma jornada traiçoeira que pode custar tudo que ainda lhe resta.

“Uma Vida de Esperança”

Uma cabeleireira em dificuldades encontra um renovado senso de propósito quando conhece um pai viúvo e suas duas filhas. Com o seu filho mais novo gravemente doente e à espera de um transplante de fígado, a mulher feroz reúne uma comunidade inteira para ajudar.

“A Ordem do Tempo”

O filme acompanha um grupo de amigos que se encontra todos os anos para celebrar um aniversário. Este ano, em uma vila à beira-mar, algo está diferente: eles descobrem que o mundo vai acabar em apenas algumas horas. Após a notícia bombástica, estranhamente, o tempo que lhes resta parece acelerar e, ao mesmo tempo, permanecer interminável.

“A Estação”

O filme conta a história de Sofia, uma mulher misteriosa que chega caminhando à Estação “Vila Clemência” na esperança de pegar um trem, pois o comboio no qual estava quebrou. A estação fica em um lugar isolado e parece estar parada há muito tempo. Como o trem não aparece, Sofia é obrigada a se hospedar na pensão que a Companhia Ferroviária Nacional oferece aos passageiros que, por acaso, chegam até ali. Assim inicia-se a sua saga que consiste em tentar sair daquele lugar para ir atrás de seu marido, que a abandonou por uma outra mulher. Vemos o convívio dela com os outros passageiros que ali moram, alguns deles há muito tempo, e, como ela, cada um lida com a espera de um trem que pode passar várias vezes ao ano ou pode ficar mais de 10 anos sem passar. São pessoas solitárias que estão juntas pelo acaso e aguardam que em algum momento o comboio apareça e que assim possam tomar outros rumos.

Verifique a disponibilidade dos filmes nas salas de cinema da sua cidade.