O recurso será utilizado para adaptar o espaço e enviar obras de arte como recompensa.

.

A Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV) lança, nesta quarta-feira, 31 de janeiro, uma campanha de crowdfunding para receber a exposição Queermuseu: Cartografias da Diferença na Arte Brasileira, censurada e cancelada em Porto Alegre, em setembro do ano passado.

A campanha permanecerá aberta até o dia 29 de março com o objetivo de arrecadar R$ 690 mil. O valor será usado na operação e na montagem da exposição, na produção um ciclo de debates, bem como na adaptação das Cavalariças para abrigar as obras.

O financiamento será feito através da plataforma online Benfeitoria (benfeitoria.com/queermuseu) e prevê contrapartidas – entre elas, múltiplos de artistas renomados como Carla Chaim, Guto Lacaz, Marcos Chaves, Matheus Rocha Pitta, Nino Cais, Paulo Bruscky e Rosângela Rennó.

Além de trabalhos de novos artistas, Queermuseu inclui obras de nomes reconhecidos nacional e internacionalmente como Adriana Varejão, Alfredo Volpi, Cândido Portinari, Efrain Almeida, Guignard, Leonilson e Lygia Clark. As peças são provenientes de coleções públicas e particulares, formando um mosaico significativo da diversidade estética e geracional da produção artística no país.

Ao todo são 263 obras de 85 artistas, percorrendo um arco histórico que vai do final do século vinte até os dias de hoje. Trata-se da primeira exposição com abordagem exclusivamente queer já realizada no país e a primeira com essa envergadura na América Latina.

“Reabrir Queermuseu é reparar, em parte, o dano causado ao patrimônio cultural e artístico brasileiro, ocasionado pelo seu fechamento precoce e autoritário e o processo difamatório que se seguiu. A reabertura é também um ato político contra a censura e em favor da liberdade de expressão e de escolha.”

Diz o curador Gaudêncio Fidélis, mestre em Arte pela New York University (NYU) e doutor em História da Arte pela State University of New York.

Um vídeo institucional dirigido por Lula Buarque de Hollanda mostra aos possíveis investidores a importância da presença de Queermuseu na cidade, especialmente como fator de resistência à recente onda conservadora observada no Brasil.

E lembra que, cogitada de vir para o Museu de Arte Rio (MAR), Queermuseu foi vetada com veemência pelo prefeito Crivella.

Para o diretor do Parque Lage, Fabio Szwarcwald, trata-se de uma situação que necessita ser enfrentada com urgência – daí a importância do financiamento coletivo:

“Não podemos ficar de braços cruzados diante da censura. Ao trazer para o Rio a exposição, a EAV reafirma seu compromisso histórico com a liberdade de expressão. A ideia é promover uma ampla discussão sobre a diversidade, através de debates públicos, incluindo as delicadas e polêmicas questões de gênero que resultaram no cancelamento da mostra no Santander Cultural, em Porto Alegre. A campanha é um convite aberto a todos que queiram se posicionar contra a censura e a intolerância.”

Sobre a EAV

A Escola de Artes Visuais foi criada em 1975, pelo artista Rubens Gershman, para substituir o Instituto de Belas Artes (IBA). Seu surgimento acontece em plena Guerra Fria na América Latina, durante o período de forte censura e repressão militar no Brasil. A EAV afirma-se historicamente por seu caráter de vanguarda, como marco da não conformidade às fronteiras e categorias, e propõe regularmente perguntas à sociedade por meio da valorização do pensamento artístico.

Alguns exemplos marcantes da história do Parque Lage são a utilização do palacete como sede do governo da cidade de Alecrim em Terra em Transe, dirigido por Glauber Rocha em 1967; e a exposição Como Vai Você, Geração 80?, que reuniu 123 jovens artistas de diferentes tendências numa mostra que celebrava a liberdade e o fim do regime militar. O palacete em estilo eclético também palco de “Sonhos de uma noite de verão”, clássico shakespeariano, e serviu como locação para Macunaíma, de Joaquim Pedro de Andrade.

Serviço

Link da campanha: benfeitoria.com/queermuseu
Data de início: 31/01
Data de encerramento: 29/03
Colaboração mínima: R$ 10, através de boleto bancário ou cartão de crédito Escola de Artes Visuais do Parque Lage
http://eavparquelage.rj.gov.br/