Mais de 40 mil litros de soda cáustica são despejados em rio em João Pessoa
Vazamento de mais de 40 mil litros de soda cáustica em rio em João Pessoa, afetando o abastecimento da população local.
A CAGEPA, empresa que cuida da água do estado, após uma falha técnica, deixa escapar 40 mil litros de soda cáustica dentro do principal rio que abastece a cidade de João Pessoa, o Rio Gramame. A população da região está sendo avisada para evitar o consumo da água. Peixes mortos têm sido encontrados às margens do rio e os testes feitos nesse domingo pelo Professor e Pesquisador da UFPB, Tarcísio, indicaram zero oxigênio na área.
O órgão responsável pela água na cidade e região já tem processos movidos pela sociedade civil por erros anteriores e o rio já recebia a poluição de algumas fábricas instaladas ao seu redor. Em seu comunicado, apesar do perigo do vazamento, informa que a população não precisa se preocupar, tentando passar um tom de normalidade à situação. Confira a nota:
Nota da Defesa Civil de Conde/PB
Defesa Civil de Conde alerta a população sobre as águas do Rio Gramame
A Prefeitura de Conde, por meio da Defesa Civil Municipal e Secretaria de Meio Ambiente, alerta aos moradores das comunidades próximas ao Rio Gramame, que evitem qualquer tipo de contato com as águas, devido o vazamento ocorrido no início da tarde desta sexta-feira (09), de cerca de 40 mil litros de soda cáustica nas águas do rio.
O vazamento aconteceu por conta do rompimento de um cilindro que armazenava o componente na estação de tratamento da Companhia de água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), localizada no município de Conde. A Guarda Municipal foi acionada para alertar a população ribeirinha, bem como orientar a saída de pessoas que estivessem realizando qualquer tipo de atividade nas águas do Rio Gramame.
A Defesa Civil Municipal esclarece que até que sejam realizados testes de qualidade nas águas para avaliar a balneabilidade do rio, os moradores devem evitar o uso da água para banho e consumo. Os especialistas que integram a Secretaria de Meio Ambiente iniciarão na manhã deste sábado (10), o monitoramento da qualidade da água.
Em caso de dúvidas ou registro de ocorrência, entrar em contato com a Defesa Civil Municipal, através do número (83) 98678-5976