Por Fernanda Maia

Novembro de dois mil e dezoito, ano dois do Projeto “30 de Nós, Porque Somos Milhares”. Neste ano, com um recorte importante e necessário, a pauta será Jovem Negro Vivo.

O 30 de Nós é plano fotográfico autoral, criado por mim, Fernanda Maia – mulher negra e fotógrafa – para plataformas digitais, tendo como ponto de partida, a publicação diária do retrato de um jovem negro da cidade de Camaçari, durante os 30 dias deste mesmo mês.

Vivemos um momento de grande importância histórica em nosso país. Para tanto, todo jovem que está disposto a assumir quem se é, se torna espelho para aqueles que ainda se sentem ameaçados de expor sua grandeza. Essa é a maior finalidade do projeto: dar visibilidade a personalidades afirmativas.

Acreditando na troca de experiências, bem como na justa homenagem ao mês do Novembro Negro, o projeto traz discussões intrínsecas sobre reconhecimento, estética, colorismo, pluralidade e auto amor. Queremos celebrar a vida pelo olhar da beleza dos nossos.

A partir de primeiro de novembro, iniciamos nossas publicações. A escolha da lista de jovens participantes foi desenvolvida a partir do seu reconhecimento enquanto jovem negro consciente dos desafios de sua existência.

Convido a todos que queiram fazer parte desse momento a compartilhar conosco suas perspectivas a cada retrato publicado nos próximos dias.

 

.

.

.

.

.

.

.

.

.