Escola e posto de saúde de atendimento a indígenas são incendiados em PE
Prédios públicos que prestavam serviços a etnia Pankararu de Pernambuco foram incendiados nesta noite histórica, que marca a ascensão da extrema direita à presidência no Brasil. Confira nota
O povo indígena Pakararu de Pernambuco amanheceu após o resultado eleitoral com uma visão amarga. A única escola e único posto de saúde que atendiam a comunidade foram incendiados criminalmente, o que demonstra que a eleição de Jair Bolsonaro “deu aval” para seus eleitores agirem de forma violenta, desrespeitando as populações que historicamente lutam por direitos, pois agora sentem que não haverá punição para tais crimes. Confira a nota do povo Pankararu a respeito dos incêndios.
A barbárie começou
Hoje nosso povo acorda com uma escola e um PSF destruídos pelo fogo do ódio, preconceito e da intolerância. A Escola São José e o PSF, prédios da Prefeitura de Jatobá, localizados na aldeia Bem Querer de Baixo, foram criminosamente incendiados tendo praticamente perda total da estrutura física, móveis, documentos, equipamentos… Pouca coisa se salvou.
A comunidade Bem Querer de Baixo é uma das principais áreas de conflitos entre indígenas e posseiros e onde recentemente tivemos ganho de causa pela reintegração de posse da nossa reserva.
Os maiores prejudicados são as crianças sem escola nas vésperas do fim do ano letivo, a comunidade sem o PSF onde eram realizados cerca de 500 atendimentos mensais e a nossa alma que é constantemente ferida, machucada… Mas jamais silenciada.
Que se faça a devida investigação, que os culpados sejam punidos, que haja justiça!
Hoje, mais do que nunca, resistir é a palavra de ordem.
Que a Força Encantada nos proteja.