Foto: Mídia NINJA

A Esquina Democrática, confluência da Rua da Praia com a Borges de Medeiros, é um conhecido ponto de encontro de manifestações do campo popular na capital gaúcha. Nesta terça-feira, o coração de Porto Alegre pulsou como nunca. De acordo com a organização, mais de 70 mil pessoas se reuniram para ver e ouvir o ex-presidente Lula às vésperas de seu julgamento no TRF-4.

Os populares, que começaram a se concentrar por volta das 16h, presenciaram um réu tranquilo com o resultado do julgamento, mas ferino no ataque a seus opositores políticos, aos grandes veículos de comunicação e à situação em que se encontra o Brasil.

“Eu não posso me conformar com o complexo de vira-latas que tomou conta do país. Com uma elite subalterna e subserviente, a última a acabar com a escravidão, a última a conquistar a independência e a última da América do Sul a construir uma universidade em seu país.”

Lula também lembrou das conquistas do seu governo e se disse confiante quanto ao futuro, defendendo a unidade programática. “Vocês não tem noção de como foi bom esse país ser respeitado como foi nos nossos governos. Esse país que nós sonhamos juntos e começamos a construir, esse país vai voltar. A esquerda em algum momento vai se reunir não em torno de um candidato, mas em torno de um projeto”, disse.

O ex-presidente também anunciou que voltará ao Rio Grande do Sul em fevereiro, quando passará por São Borja, Bagé, Livramento, Santa Maria e Porto Alegre. E setenciou: “Só uma coisa vai me tirar do que estou fazendo. É o dia em que eu não estiver mais aqui. Qualquer que for o resultado eu vou continuar lutando para que as pessoas tenham respeito e dignidade, e para que quem estava na senzala possa subir para a casa grande”.

Foto: Mídia NINJA

Foto: Mídia NINJA

Foto: Mídia NINJA

Foto: Mídia NINJA

Foto: Mídia NINJA

Foto: Mídia NINJA