Sabotage – Carandiru (2003). Direção: Héctor Barbenco

Estrelando o rapper Sabotage, o filme é uma adaptação do livro de memórias de Dráuzio Varella, um fenômeno editorial, que narra, a partir do depoimento dos presos, o massacre do Carandiru e contém as últimas imagens gravadas no interior da cadeia antes de sua demolição, recebendo o prêmio de Melhor Filme no Festival Internacional de Cinema de Cartagena, entre 11 outras premiações. 

Sinopse: Um médico se oferece para realizar um trabalho de prevenção a AIDS no maior presídio da América Latina, o Carandiru. Lá ele convive com a realidade dos cárceres, que inclui violência, superlotação das celas e instalações precárias. Porém, apesar de todos os problemas, o médico logo percebe que os prisioneiros não são figuras demoníacas, existindo dentro da prisão solidariedade, organização e uma grande vontade de viver.

Nara Leão, Chico Buarque e Maria Bethânia – Quando o Carnaval Chegar (1972). Direção: Cacá Diegues

Quando o Carnaval Chegar (1972), com os ícones da MPB e amigos de longa data, Nara Leão, Chico Buarque e Maria Bethânia, faz parte da terceira fase do Cinema Novo, dirigido por um dos fundadores do movimento, grande teórico e um dos mais atuantes cineastas brasileiros, Cacá Diegues. O musical vence o Prêmio Revelação do Ano, da Associação dos Críticos de Artes de São Paulo, com a atriz Ana Maria Magalhães.

Sinopse:O empresário de um grupo de cantores organiza um espetáculo em homenagem a um rei que chegará à cidade para o carnaval. Discussões internas e romances inesperados quase impedem que o show se realize.

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Rita Lee – Dias Melhores Virão (1989). Direção: Cacá Diegues

Do mesmo diretor, Dias Melhores Virão (1989), com a rainha do rock, Rita Lee, recebe dois prêmios no Festival de Cartagena e foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1989. 

Sinopse: Uma dubladora sonha em se tornar estrela de Hollywood. Entre as confusões que vive, ela mistura fantasia e realidade e conversa com a atriz da comédia norte-americana que dubla e com o fantasma de um namorado que morreu ainda jovem.

Toni Garrido – Orfeu (1999). Direção: Cacá Diegues

Orfeu (1999), com o vocalista Toni Garrido no papel principal, representando uma das essências do Cinema Novo ao adentrar o universo violento dos grandes centros urbanos, recebe o título de Melhor Filme no Grande Prêmio Cinema Brasil e no Festival de Cartagena, Melhor fotografia pela Associação Paulista de Críticos de Arte e os prêmios Melhor Trilha Sonora (Caetano Veloso) e Melhor Fotografia no Grande Prêmio Cinema Brasil. 

Sinopse: Na recontagem do mito grego de Orfeu e Eurídice, Orfeu é um músico popular de uma escola de samba. Residente de uma favela, ele se apaixona perdidamente quando conhece a bela Eurídice, uma mulher que acaba de se mudar para o local. Mas entre eles existe ainda Lucinho, chefe do tráfico local, que irá modificar drasticamente a vida de ambos.

Seu Jorge – Mariguella (2019). Direção: Wagner Moura

Mariguella (2019), protagonizado por Seu Jorge, leva 8 troféus no 21° Grande Prêmio do Cinema Brasileiro: Melhor Longa-metragem Ficção, Melhor Primeira Direção de Longa-metragem, Melhor Ator, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Direção de Fotografia, Melhor Som, Melhor Direção de Arte e Melhor Figurino.

Sinopse: Neste filme biográfico, acompanhamos a história de Carlos Marighella, em 1969, um homem que não teve tempo pra ter medo. De um lado, uma violenta ditadura militar. Do outro, uma esquerda intimidada. Cercado por guerrilheiros 30 anos mais novos e dispostos a reagir, o líder revolucionário escolheu a ação. Marighella era político, escritor e guerrilheiro contra a ditadura militar brasileira.

Ney Matogrosso e Criolo – Luz nas Trevas (2010). Direção: Helena Ignez, Ícaro Martins

Luz nas Trevas (2010), o filme, continuação de O Bandido da Luz Vermelha (1968), trás Ney Matogrosso e Criolo, vencendo o prêmio de  Melhor Filme no Locarno International Film Festival. 

Sinopse: Retrata a trajetória de Jorge Bronze, conhecido pelo codinome Tudo-ou-Nada. Ele é filho do famoso Bandido da Luz Vermelha, que assaltava casas de ricos paulistanos e foi transformado em ícone pelo jornal Notícias Populares. Por outro lado, aborda a vida de Luz Vermelha em um presídio de segurança máxima, mostrando como ele lida com a fama de ser um dos criminosos mais famosos do Brasil.

Alceu Valença – A Luneta do Tempo (2016). Direção e roteiro: Alceu Valença

A Luneta do Tempo (2016), com roteiro, direção e atuação de Alceu Valença, recebe os títulos de Melhor Direção de Arte e Melhor Trilha Sonora no Festival de Gramado.

Sinopse: Lampião, sempre acompanhado por sua amada Maria Bonita, lidera seu bando pelo sertão de Pernambuco, enfrentando a polícia local. Seu principal antagonista é Antero Tenente, que foi abandonado preso e de cabeça pra baixo pelo bando de Lampião. Esta disputa permanece com o passar dos anos, quando o filho de Antero torna-se adulto e não aceita qualquer provocação à imagem do pai ou a simples menção a algo que lembre Lampião e seus cangaceiros.

Luiz Melodia e Seu Jorge – Casa de Areia (2005). Direção: Andrucha Waddington

Casa de Areia (2005), estrelando Luiz Melodia e Seu Jorge, como o mesmo personagem, em uma época anterior, vence 10 prêmios em 8 festivais nacionais e internacionais: Melhor Direção de Arte, Melhor Figurino e Melhor Maquiagem no Grande Prêmio Cinema Brasil, Sapo de Bronze no Festival de Camerimage (Polônia), Melhor Atriz (Fernanda Montenegro) no Festival Internacional de Cinema de Guadalajara, Prêmio Público (direção) no Festival de Cinema de Lima, Melhor Figurino no Prêmio Contigo!, Melhor Atriz (Fernanda Torres) no Prêmio Qualidade Brasil e Melhor Direção de Arte no Prêmio ABC de Cinematografia. Sinopse: O português Vasco leva sua esposa grávida Áurea e a mãe dela, Dona Maria, em busca de um sonho: viver em terras prósperas, recentemente compradas por ele. O sonho se transforma em pesadelo quando, após uma longa e cansativa viagem junto a uma caravana, o trio descobre que as terras estão em um lugar totalmente inóspito, rodeado de areia por todos os lados e sem nenhum indício de civilização por perto.