Por Vitória Soriano

Em 1944, no dia 19 de junho, no Catete, nasceu Francisco Buarque de Holanda. Mais conhecido como Chico Buarque, viria a se tornar um dos artistas vivos mais completos do Brasil, suas peças de teatro, composições e músicas não só foram aclamadas pelo público mas também agiram como ferramenta de protesto e resistência na política.

Durante a ditadura, Chico foi fortemente perseguido pelos militares, suas músicas e peças de teatro foram, frequentemente, censuradas, e chegou a se exilar na Itália. Uma de suas composições mais marcantes, a música “Cálice”, composta com Gilberto Gil, reflete o período ditatorial e a violência sofrida pelo povo brasileiro durante o golpe militar.

A sua genialidade não se expressava apenas nas críticas que atribuía a sua arte, mas também na construção de suas músicas. Chico compôs a canção considerada pela revista Rolling Stones como a melhor música brasileira: ‘’Construção’’, uma composição feita em versos dodecassílabos em que as rimas são compostas por proparoxítonas e contam a história de um obreiro com um trágico fim. A música traz atenção para um tema ainda atual: a saúde mental dos trabalhadores e a falta de um ambiente seguro de trabalho.