Ilustração: Patrícia Bellerose

Por Gustavo Guterman

Respeitamos a comida: reconhecemos o valor intrínseco de cada ingrediente e o papel nutricional e organoléptico que desempenham na composição de cardápios. Respeitamos a origem de cada alimento, a partir da consideração da história de cada indivíduo envolvido na sua cadeia produtiva. Valorizamos e reverenciamos os ingredientes locais e suas sazonalidades, nos esforçando para minimizar o desperdício desde o preparo até pós consumo, através do aproveitamento integral dos alimentos, o porcionamento correto dos preparos e o descarte adequado dos resíduos.

Amamos o sabor: entendemos que a comida não é composta apenas de valores nutricionais. Trabalhamos para que a refeição seja uma experiência sensorial ímpar. Buscamos criar pratos que sejam saborosos, instigantes e memoráveis para quem os prova. Utilizamos, a partir de muitos estudos, grande variedade de ingredientes, que são transformados mediante inúmeras técnicas culinárias, produzindo momentos únicos.

Cozinhamos com integridade: somos honestos em nossa gastronomia e valorizamos a garantia da qualidade do que fazemos com transparência e profissionalismo. Nos esforçamos para utilizar ingredientes de alta qualidade e técnicas de preparo clássicas e contemporâneas com o único objetivo de garantir que cada prato seja feito com o cuidado, respeito e o carinho que nossos comensais merecem.

Trabalhamos com paixão: amamos profundamente o que fazemos e nos dedicamos por inteiro, objetivando a criar refeições que satisfaçam o estômago e coração de cada conviva. Estamos sempre dispostos a aprender e crescer como cozinheiros profissionais, rompendo nossas próprias limitações e crescendo diariamente a partir do convívio com nossas brigadas, chefs e fornecedores.

Valorizamos a equipe: reconhecemos que o sucesso de uma cozinha depende do trabalho de várias equipes. Trabalhamos para criar um ambiente de trabalho seguro, respeitoso e colaborativo, onde cada membro da equipe se sinta prestigiado e apoiado.
Nos preocupamos com a saúde: reconhecemos a importância de uma alimentação saudável e nos esforçamos para criar pratos que deem prazer, mas que garantam o bem-estar e a vida de quem os consome. Nos comprometemos a seguir as normas de segurança alimentar e higiene para garantir a saúde e o bem-estar de nossos clientes e equipe.

Somos criativos: valorizamos nossos processos criativos, a partir de nosso repertório de estudos e de vivência pessoal e profissional. Buscamos a partir da arte, cultura e ciência, nosso aperfeiçoamento profissional. Isso se dá a partir de constante leitura e o consumo de obras audiovisuais das mais diferentes expressões artísticas que o ser humano é capaz de criar. Entendemos que somente submetidos a tais provocações seremos capazes de buscar novas formas de criar pratos que sejam surpreendentes e/ou representativos.

Compreendemos a inovação: a partir da preservação e reverência às tradições das culturas alimentares. As mulheres, especialmente, desempenham papel fundamental neste processo. Mães e avós são guardiãs da sabedoria culinária de suas famílias e comunidades, transmitindo de geração em geração receitas, técnicas e fazeres únicos. Suas histórias são traduzidas na preservação e respeito de suas tradições alimentares e, ao compartilharem seus conhecimentos, tornam-se cruciais para a inovação na cozinha. A valorização e o reconhecimento da contribuição feminina para a gastronomia são fundamentais para a manutenção da diversidade culinária e o aprimoramento da cozinha profissional.

Assim, nos responsabilizamos em seguir estes princípios em nossas práticas culinárias, mantendo sempre a integridade, a paixão e o amor pela comida.

Conheça outros colunistas e suas opiniões!

Colunista NINJA

Memória, verdade e justiça

FODA

Qual a relação entre a expressão de gênero e a violência no Carnaval?

Márcio Santilli

Guerras e polarização política bloqueiam avanços na conferência do clima

Colunista NINJA

Vitória de Milei: é preciso compor uma nova canção

Márcio Santilli

Ponto de não retorno

Andréia de Jesus

PEC das drogas aprofunda racismo e violência contra juventude negra

Márcio Santilli

Através do Equador

XEPA

Cozinhar ou não cozinhar: eis a questão?!

Mônica Francisco

O Caso Marielle Franco caminha para revelar à sociedade a face do Estado Miliciano

Colunista NINJA

A ‘água boa’ da qual Mato Grosso e Brasil dependem

Márcio Santilli

Agência nacional de resolução fundiária

Márcio Santilli

Mineradora estrangeira força a barra com o povo indígena Mura

Jade Beatriz

Combater o Cyberbullyng: esforços coletivos

Casa NINJA Amazônia

O Fogo e a Raiz: Mulheres indígenas na linha de frente do resgate das culturas ancestrais

Rede Justiça Criminal

O impacto da nova Lei das saidinhas na vida das mulheres, famílias e comunidades