Para as Eleições de 2020 a União Vegana de Ativismo (UVA), elaborou uma Declaração de Compromisso de Candidaturas para o Veganismo Popular com 140 assinaturas de candidates de todo o Brasil

Há anos o veganismo tem sido sinônimo de ativismos extremistas com divulgação de animais agonizando na indústria de forma a escancarar as imperfeições ou incoerências do expectador. Ultimamente o veganismo tem ainda ganhado fama de elitista e inacessível à maioria da população.

Ambas as reputações têm, de fato, representação no multidiverso movimento vegano. Existem pessoas que desejam demonstrar superioridade moral em relação às demais ou as que focam na oferta de produtos veganos industrializados de grandes empresas, mas, embora venham a ter grande visibilidade por poder econômico ou midiático, são apenas vertentes do movimento.

Existem, por sua vez, organizações e indivíduos que difundem o veganismo como um movimento social em defesa da consideração moral de todos os animais, humanos e não humanos. Com mais de 30 coletivos locais em formação ou atuação, a União Vegana de Ativismo (UVA) foi fundada a partir dessa perspectiva, e acreditamos que o veganismo deve ser interseccional, articular-se a outras lutas por justiça social e ser disseminado de uma forma acessível e popular.

Dentro dessa perspectiva, e de forma a agir politicamente em nossa sociedade, criamos para as candidaturas uma Declaração de Compromisso com um Veganismo Popular e defendemos 18 pautas prioritárias para as Eleições de 2020, elencadas em 4 eixos temáticos: direitos dos animais; meio ambiente e educação; agricultura familiar, agroecologia e territórios; e nutrição e saúde.

Historicamente nas eleições, muitos políticos que tem levantado a bandeira da causa animal não-humana são de partidos conservadores e alienantes. Ao mesmo tempo que defendem pautas de bem-estar de alguns animais, votam pela precariedade da condição humana.

Nós da UVA queremos ajudar a modificar essa realidade! Queremos que políticas e políticos de esquerda entendam que devemos nos unir na luta e combater inimigos em comum: o agronegócio (que existe essencialmente para a pecuária), transgênicos e agrotóxicos que devastam nossa biodiversidade e acabam com nossa saúde e meio ambiente, a bancada ruralista e seus representantes no Estado.

Queremos construir novos modelos de sociedade, estimulando comida de verdade, agricultura familiar, hortas comunitárias, agroecologia, economia solidária, restaurantes populares e a defesa do território de comunidades tradicionais, como indígenas e quilombolas.

Nós desejamos que as vidas dos animais sejam relevantes e que não sejam considerados objetos. Para alcançar mudanças, escolhemos um caminho pela educação não punitivista e legalista contra indivíduos. As pautas propostas estão em consonância com os temas que já tem apoio na população de uma maneira geral, como: adoção responsável e castração de animais, desestímulo aos maus tratos e comércio, não utilização de animais para esporte ou entretenimento humano e acesso à alimentação vegetariana para todos que desejarem.

Dessa forma, entendemos esse documento como um conjunto de pautas em comum, nas quais o movimento vegano e demais movimentos populares podem se unir de forma a contribuir para a justiça social e ambiental e para uma sociedade que valorize a vida.

Para as eleições do primeiro e segundo turno, dia 15 e 29, a UVA convida você, eleitor(a) a conhecer nossas pautas, apresentar às candidaturas que apoia e conversar com outras pessoas a respeito. Para quem está concorrendo às eleições, fica o convite a assinar a Declaração(3) e fazer parte dessa união de esforços por um movimento popular interseccional. Agora, já são mais de 140 assinaturas por todo país.

Confira a lista dos candidates que assinaram a carta compromisso aqui

Considere candidaturas que se comprometam com esses pilares!

 

Conheça outros colunistas e suas opiniões!

Colunista NINJA

Memória, verdade e justiça

FODA

Qual a relação entre a expressão de gênero e a violência no Carnaval?

Márcio Santilli

Guerras e polarização política bloqueiam avanços na conferência do clima

Colunista NINJA

Vitória de Milei: é preciso compor uma nova canção

Márcio Santilli

Ponto de não retorno

Andréia de Jesus

PEC das drogas aprofunda racismo e violência contra juventude negra

Márcio Santilli

Através do Equador

XEPA

Cozinhar ou não cozinhar: eis a questão?!

Mônica Francisco

O Caso Marielle Franco caminha para revelar à sociedade a face do Estado Miliciano

Colunista NINJA

A ‘água boa’ da qual Mato Grosso e Brasil dependem

Márcio Santilli

Mineradora estrangeira força a barra com o povo indígena Mura

Jade Beatriz

Combater o Cyberbullyng: esforços coletivos

Casa NINJA Amazônia

O Fogo e a Raiz: Mulheres indígenas na linha de frente do resgate das culturas ancestrais

Rede Justiça Criminal

O impacto da nova Lei das saidinhas na vida das mulheres, famílias e comunidades

Movimento Sem Terra

Jornada de Lutas em Defesa da Reforma Agrária do MST levanta coro: “Ocupar, para o Brasil Alimentar!”