Você sabia que existe um evento onde a Cannabis é legal bem pertinho do Brasil? É a Expocannabis Uruguai que está chegando na sua 8ª edição no nosso país vizinho. E muitos brasileiros já estão se preparando para essa trip verde, já que após uma edição virtual por conta da pandemia, a Expocannabis vai voltar a receber o público presencialmente.

O Uruguai regulamentou o cultivo, o consumo e o comércio da planta em 2013. Desde então, o país se tornou o destino mais próximo para quem quer vivenciar uma experiência de legalização bem de perto. Muitos aproveitam justamente a Expocannabis para isso.

Realizada tradicionalmente em dezembro, na capital do Uruguai que é Montevidéu, a Expocannabis acontece em três dias (Sexta, Sábado, Domingo). A edição de 2021 vai ser nos dias 3, 4 e 5 de dezembro e os ingressos já estão sendo vendidos com diferentes modalidades. O passaporte básico para os três dias sai por aproximadamente R$ 95 reais. 

O que acontece na Expocannabis

Talvez você esteja se perguntando o que afinal acontece na Expocannabis. Nesse evento, diversas marcas do mercado canábico da América do Sul e de fora colocam seus stands para o público, como acontece em uma feira de negócios.

Estão presentes bancos de sementes para quem quer cultivar as melhores strains,  equipamentos para cultivo, marcas de sedas, de acessórios para fazer extrações, laboratórios do ramo medicinal, indústrias de cânhamo e até mesmo stand do governo do Uruguai através do IRCCA, um órgão criado só para tratar da planta.

Além dos stands, acontecem também palestras e bate-papos sobre Cannabis em geral. Na parte externa tem ainda apresentações musicais e, claro, muita fumaça e até mesmo oportunidade de degustar hashs especiais. 

O Growroom, que é o primeiro site sobre maconha do Brasil, marca presença todos os anos na Expocannabis e em 2021 não vai ser diferente. Rola toda uma programação especial para receber os brasileiros que querem conhecer mais sobre a planta.

Turista pode fumar?

Essa é a pergunta mais comum por quem quer conhecer o Uruguai ou a Expocannabis. E a resposta é: SIM! Turistas podem fumar maconha em qualquer lugar ao ar livre, que é onde o consumo é permitido seguindo as mesmas regras do cigarro tradicional, que é vedado em ambientes fechados. 

Porém, turistas não podem comprar a erva legalmente no Uruguai ainda. Somente residentes do país conseguem comprar nas farmácias ou nas associações. O país está debatendo o assunto já que o turismo atrás da erva vem crescendo desde a legalização.

Mas quem está acostumado com a proibição do Brasil vai desenrolar fácil o assunto ao visitar o Uruguai. É só ficar esperto para não cair em golpe. 

Pretende conhecer o Uruguai? Siga essas dicas

Está interessado(a) em ir para a Expocannabis 2021 ou conhecer o Uruguai? É importante ficar atento aos documentos exigidos para ingressar no país, especialmente neste momento de pandemia em que outros protocolos sanitários são exigidos. 

O Growroom possui um guia gratuito do Uruguai para Maconheiros. É um e-book com várias dicas importantes e de turismo para quem vai conhecer o Uruguai com a intenção de apreciar a legalização. 

Conheça outros colunistas e suas opiniões!

Colunista NINJA

Memória, verdade e justiça

FODA

Qual a relação entre a expressão de gênero e a violência no Carnaval?

Márcio Santilli

Guerras e polarização política bloqueiam avanços na conferência do clima

Colunista NINJA

Vitória de Milei: é preciso compor uma nova canção

Márcio Santilli

Ponto de não retorno

Andréia de Jesus

PEC das drogas aprofunda racismo e violência contra juventude negra

Márcio Santilli

Através do Equador

XEPA

Cozinhar ou não cozinhar: eis a questão?!

Mônica Francisco

O Caso Marielle Franco caminha para revelar à sociedade a face do Estado Miliciano

Colunista NINJA

A ‘água boa’ da qual Mato Grosso e Brasil dependem

Márcio Santilli

Mineradora estrangeira força a barra com o povo indígena Mura

Jade Beatriz

Combater o Cyberbullyng: esforços coletivos

Casa NINJA Amazônia

O Fogo e a Raiz: Mulheres indígenas na linha de frente do resgate das culturas ancestrais

Rede Justiça Criminal

O impacto da nova Lei das saidinhas na vida das mulheres, famílias e comunidades

Movimento Sem Terra

Jornada de Lutas em Defesa da Reforma Agrária do MST levanta coro: “Ocupar, para o Brasil Alimentar!”