“Nós queremos sim o poder, queremos disputar a mesa da decisão e o momento é agora, o momento é já, por isso nós falamos com muita força: a nossa luta é todos os dias” – Malu Viana é mãe, radialista, rapper, graduanda em serviço social, produtora cultural, arte educadora e candidata à vereadora em Porto Alegre.

Desde os anos 90 é ativista militante dos movimentos sociais, em especial o Hip-Hop, faz parte da articulação e mobilização da Rede Nacional Reconexão Periféricas (FPA), da articulação comunitária do Fórum de Enfrentamento e Combate ao Extermínio e ao Genocídio da Juventude. Mas especificamente no Rio Grande do Sul sua atuação é reconhecida por desenvolver, elaborar, executar diversos projetos sociais, culturais e educacionais em âmbito nacional e internacional. Está candidata para dar continuidade e força a essa luta que é de todos.

“Quando eu comecei a militar e trabalhar com 14 anos de idade eu comecei a analisar a sociedade de uma maneira bem diferente, todas as comunidades não tinham os mesmos direitos, seja quem é do centro, quem é da zona norte, quem é da zona sul, quem é da região metropolitana, e ai começa a minha caminhada: o direito à cidade, o direito à inclusão, o direito ao ensino, o direito ao lazer e à cultura.”

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Malu Viana (@malu01_viana) em


Malu compreende que é importante construir o protagonismo do povo preto nos espaços de poder da cidade, enfrentar os interesses dos poderosos e possibilitar uma perspectiva nova para o futuro da juventude: “A população negra no Brasil é muito mais analisa de uma forma pela violência, do que pelas oportunidades e opções para inclusão no mercado de trabalho, na cultura e na educação”. Garantindo o debate elevado sobre a garantia da redução dessa desigualdade, a candidata acredita que fortalecerá a democracia e o respeito a pluralidade da vida.

Para isso, Malu Viana, enquanto parlamentar vai garantir o enfrentamento a qualquer tipo de opressão e violência, fazer um forte embate para destinar 2% do orçamento para a cultura e assim garantir investimento na área e oportunidades para os artistas, na educação pretende defender investimentos e fortalecimento da rede Municipal de Educação Pública, a implementação do contraturno escolar e pelo atendimento de 100% das crianças da educação infantil com recursos do FUNDEB. Esses são alguns caminhos que vão pavimentar um caminho que já foi consolidado com bastante participação popular e preocupação com o povo mais pobre.

Conheça outros colunistas e suas opiniões!

Colunista NINJA

Memória, verdade e justiça

FODA

Qual a relação entre a expressão de gênero e a violência no Carnaval?

Márcio Santilli

Guerras e polarização política bloqueiam avanços na conferência do clima

Colunista NINJA

Vitória de Milei: é preciso compor uma nova canção

Márcio Santilli

Ponto de não retorno

Andréia de Jesus

PEC das drogas aprofunda racismo e violência contra juventude negra

Márcio Santilli

Através do Equador

XEPA

Cozinhar ou não cozinhar: eis a questão?!

Mônica Francisco

O Caso Marielle Franco caminha para revelar à sociedade a face do Estado Miliciano

Colunista NINJA

A ‘água boa’ da qual Mato Grosso e Brasil dependem

Ivana Bentes

O gosto do vivo e as vidas marrons no filme “A paixão segundo G.H.”

Márcio Santilli

Agência nacional de resolução fundiária

Márcio Santilli

Mineradora estrangeira força a barra com o povo indígena Mura

Jade Beatriz

Combater o Cyberbullyng: esforços coletivos

Casa NINJA Amazônia

O Fogo e a Raiz: Mulheres indígenas na linha de frente do resgate das culturas ancestrais