“A minha chegada é a chegada também de outras pessoas, e é nesse sentido que eu penso que a própria experiência, a ideia do mandato é sempre ser ferramenta à serviço de um projeto coletivo, de transformação social. E nesse sentido não basta a origem popular, é necessário que isso ganhe corpo enquanto um projeto popular.”

Jhonatas Monteiro, ou Rasta como é conhecido pelos amigos, é morador de periferia de Feira de Santana. Professor de História formado pela UEFS, com mestrado nessa área pela mesma instituição, cursa doutorado em História na USP e é candidato na segunda cidade mais populosa da Bahia.

Iniciou a militância no Movimento Estudantil defendendo a educação pública de qualidade e melhorias para o transporte público municipal. Atualmente é professor da rede estadual de ensino técnico e não só mantém a sua postura de lutar pela garantir de um ensino que possibilite uma perspectiva de FUTURO, como também compreendeu o quão importante é ampliar as pautas na luta por moradia e pelo protagonismo dos bairros populares na sua cidade.

“Eu tenho uma trajetória de militância que atravessa diferentes experiências de movimento, mas é muito associada à realidade da própria comunidade. E isso fez com que hoje com 37 anos, como homem negro, pai, professor da escola pública, essa trajetória também me impulsionasse a participação política mais direta.”

Foi então que se colocou à disposição como candidato a prefeito e a deputado estadual entre 2012 a 2018, estimulando uma tradição de candidaturas coletivas que fundamenta a sua defesa por uma política cada vez mais descentralizada e participativa. Feira de Santana cidade com mais de meio milhão de habitantes, está entre os 100 mais ricos do país, com orçamento a ser administrado anualmente de cerca de 1 (um) bilhão e meio de reais. Com pessoas que convivem com a casa alagando todos os anos, recorrentemente, da mesma forma. “Como se esse problema não fosse conhecido a muitos anos inclusive do poder público.”

 

Ver essa foto no Instagram

 

#TBT desse momento em defesa da educação pública e contra o governo Bolsonaro em maio de 2019. Feira de Santana em luta!

Uma publicação compartilhada por Jhonatas Monteiro | 50050 (@jhonatas50050) em


Jhonatas tem compromisso com a transparência e quer levar a sério uma prestação de contas permanente das atividades enquanto parlamentar. Nas ruas e nas redes através do Gabinete de Rua, com a participação técnica a partir de uma “junta”, formada por pessoas especializadas para acompanhar as atividades e ajudar na elaboração de diretrizes do mandat. E principalmente tem compromisso com a representatividade e a defesa dos interesses do povo negro e da periferia. Para isso, o Rasta compreende que é fundamental pensar a moradia e desenvolver propostas, como por exemplo a revisão imediata, com ampla participação popular, do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Territorial e a exigência da fiscalização do cumprimento nas diretrizes previstas no plano de mobilidade. Esse é apenas o primeiro passo para garantir uma cidade mais inclusiva para todos. Levar Jhonatas para o legislativo é garantir que uma pessoa que reconhece a vivência do povo mais fragilizado possa ocupar e ter um protagonismo de luta na Câmara de Vereadores.

Acesse Pretas e Pretos no Poder e conheça candidatas incríveis em todo o Brasil.