“Antigamente eu não tinha noção do que era política, não entendia porque o mundo era daquela forma, porque uma pessoa dormia na rua e outra em um castelo, porque uma pessoa tinha uma mesa farta como nos filmes e a gente via pessoa pedindo dinheiro na rua e isso me causava indignação.”

Emerson Osasco é preto, membro da Gaviões da Fiel e mora na periferia da cidade de Osasco. Atleta, programador de sistemas e é candidato a vereador para construir um mandato que defenda os mais necessitados.

Iniciou a militância se organizando em sua comunidade muito cedo e logo ganhou destaque enquanto liderança, aos 13 anos. Em 1998 participou de sua primeira mobilização pelos trabalhadores: “O meu primeiro protesto foi em pró dos professores, os professores substitutos eram contratados e no final do ano eram demitidos, uma professora falou dessa questão, quis ir na manifestação para ajudar e lutar pelos direitos dos professores.” Desde então, sua trajetória foi ganhando outros contornos e áreas de atuação. Na Gaviões da Fiel que é um símbolo importante de luta contra a ditadura e pela na defesa da democracia. Inclusive protagonizou lutas importantes como a denúncia contra o desvio de recurso público da merenda escolar em São Paulo, em 2020 ao lado dos antifascistas. Sempre percebendo de maneira clara que aquele espaço era um lugar que forma pensadores e que pautava o trabalho coletivo.  

“Hoje entendo que a política ela tem que ser participativa, porque de quatro em quatro anos tem eleição para algum cargo político e se a gente não votar para colocar alguém que lute por nós, que nos represente, automaticamente será colocado alguém que não nos representa e que lutará contra nós.”

Emerson ganhou notoriedade na imprensa nacional quando esteve numa manifestação na Avenida Paulista. Erguendo os punhos e com uma camisa estampando o rosto de Malcon X fez um protesto em silêncio, mesmo diante dos insultos e empurrões de opositores que estavam passando. O gesto de luta e resistência resultou em sua demissão e isso evidenciou o Estado que persegue e restringe as pessoas de se manifestar de forma totalmente libertadora. Além dos convites para outros trabalhos, passou a receber apoio da população para sua candidatura.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Emerson Osasco (@emersonozoficial) em

Ocupando um espaço institucional importante como a Câmara de Vereadores e discutindo um mandato que entenda a importância da periferia ter voz, Emerson busca fazer valer as lutas de seus iguais. Através de um mandato que se preocupe com a saúde, que discuta de maneira sensível políticas públicas que melhorem a vida dos mais pobres e que garanta um enfrentamento coerente aos ataques da extrema direita. Um passo importante para caminhar em direção a uma Osasco mais igualitária e que atenda cada vez mais os interesses daqueles que precisam de políticas públicas.

 

Conheça outros colunistas e suas opiniões!

FODA

Qual a relação entre a expressão de gênero e a violência no Carnaval?

Márcio Santilli

Guerras e polarização política bloqueiam avanços na conferência do clima

Colunista NINJA

Vitória de Milei: é preciso compor uma nova canção

Márcio Santilli

Ponto de não retorno

Márcio Santilli

‘Caminho do meio’ para a demarcação de Terras Indígenas

NINJA

24 de Março na Argentina: Tristeza não tem fim

Renata Souza

Um março de lutas pelo clima e pela vida do povo negro

Marielle Ramires

Ecoturismo de Novo Airão ensina soluções possíveis para a economia da floresta em pé

Articulação Nacional de Agroecologia

Organizações de mulheres estimulam diversificação de cultivos

Dríade Aguiar

Não existe 'Duna B'

Movimento Sem Terra

O Caso Marielle e a contaminação das instituições do RJ

Andréia de Jesus

Feministas e Antirracistas: a voz da mulher negra periférica

André Menezes

Pega a visão: Um papo com Edi Rock, dos Racionais MC’s

FODA

A potência da Cannabis Medicinal no Sertão do Vale do São Francisco

Movimento Sem Terra

É problema de governo, camarada