“Uma coisa que as pessoas que as pessoas não sabem muito de mim, é que eles me juntam muito à dança, ao hip hop, e eu sou sim isso aí, mas eu também sou forró, maracatu, sou rock pesado, sou diversidade cultural de verdade, e também muita educação”. Nelson Gonçalves dos Campos Filho, o Nelson Triunfo, é um dos precursores do hip hop no Brasil, conhecido e respeitado por artistas como Emicida, Drik Barbosa e Rael, foi um dos pioneiros a usar o hip hop como ferramenta de educação e inserção social, e está candidato a vereador por Diadema porque quer melhorar a cidade.

 

Nelson é da cidade de Triunfo, em Pernambuco, que deu origem ao seu nome artístico. Aos 16 anos, foi morar sozinho em Paulo Afonso, na Bahia, onde morou por 3 anos, mesmo período em que viveu no Distrito Federal, mudando-se em 1977 para São Paulo. Na capital paulista, buscava o sonho de ser dançarino, e foi quando se tornou amigo de Tony Tornado, e gravou com Miguel de Deus uma faixa no álbum Black Soul Brothers, uma pérola do funk original brasileiro. Formou o grupo de dança Funk & Cia, tornando-se destaque nos principais bailes e festas de black no país. Em 1983, levou a dança para as ruas, onde sofreu forte repressão da polícia, que considerava sua arte um ato de subvenção e desobediência civil.

 

“Não existe nada que pode transformar mais uma nação do que a verdadeira educação, educação com qualidade. A partir desse sentido você vem com uma outra coisa junto que é a cultura, até porque as bibliotecas pertencem à cultura, os livros alimentam a educação.” Através de oficinas, palestras, debates e outras atividades com crianças e adolescentes, Nelson traz mudanças sociais e educação, com o hip hop como ferramenta. Em 2006, representou o Brasil na Copa da Cultura, em Berlim, Alemanha, e em 2008 recebeu a comenda da Ordem do Mérito Cultural, pelo Ministério da Cultura. 


Nelson Triunfo acredita na mudança pela educação aliada à cultura, e quer trazer para a população de Diadema políticas públicas que permitam essa transformação, que pensem na população preta, pobre, crianças e adolescentes, e para isso está candidato a vereador na cidade.

Conheça outros colunistas e suas opiniões!

Colunista NINJA

Memória, verdade e justiça

FODA

Qual a relação entre a expressão de gênero e a violência no Carnaval?

Márcio Santilli

Guerras e polarização política bloqueiam avanços na conferência do clima

Colunista NINJA

Vitória de Milei: é preciso compor uma nova canção

Márcio Santilli

Ponto de não retorno

Dríade Aguiar

'Rivais' mostra que tênis a três é bom

Andréia de Jesus

PEC das drogas aprofunda racismo e violência contra juventude negra

Márcio Santilli

Através do Equador

XEPA

Cozinhar ou não cozinhar: eis a questão?!

Mônica Francisco

O Caso Marielle Franco caminha para revelar à sociedade a face do Estado Miliciano

André Menezes

“O que me move são as utopias”, diz a multiartista Elisa Lucinda

Ivana Bentes

O gosto do vivo e as vidas marrons no filme “A paixão segundo G.H.”

Márcio Santilli

Agência nacional de resolução fundiária

Márcio Santilli

Mineradora estrangeira força a barra com o povo indígena Mura

Jade Beatriz

Combater o Cyberbullyng: esforços coletivos