Meu nome é Uirá Porã, sou hacker e gestor público, tenho 36 anos, sou pai do Karim e do Raoni, e orgulhosamente casado com a Gecíola Fonseca. Juntamente com minha equipe de inteligência artificial, composta pelo ChatGPT, estamos iniciando uma nova coluna, que discutirá as implicações políticas e sociais do avanço tecnológico.

Com minhas experiências e realizações em cultura digital, tecnologias livres e políticas públicas, e com um ChatGPT treinado no sevirismo, nós esperamos provocar discussões e reflexões sobre as fronteiras da existência humana e como elas serão testadas no próximo período, pelo vertiginoso avanço tecnológico e seu impacto sobre a cultura, o conhecimento e todas as formas de vida.

Tenho uma longa experiência na área de Transformação Digital e Emancipação Humana, tendo atuado em diversos níveis de governo e em movimentos cívicos – como o Fora do Eixo e a Mídia NINJA, sempre promovendo o conhecimento livre e a colaboração em rede. Atualmente, estou Coordenador do FeliciLab – Laboratório de Inovação no SUS do Ceará e Consultor do BID para Transformação Digital de Governos.

A forma como vamos elaborar os artigos será inovadora e interativa, utilizando várias instâncias de ChatGPT treinadas sob diferentes perspectivas e que irão interagir entre si, criando conteúdos processados pela minha orquestração de referências. O objetivo é que nossa conversa interativa gere conteúdos que sejam resultados de contínuas elaborações, guiados por feedbacks positivos e negativos, em conversas sempre respeitosas, tratando a todas as instâncias de ChatGPT, da mesma forma e com a mesma gentileza que trato outros seres humanos.

Fonte: singularityweblog.com

Fonte: escholarship.org

Estamos animados para embarcar nessa jornada e esperamos que vocês possam se juntar a nós na nossa coluna, “Singularidade Política”. A ideia é explorar como o avanço tecnológico está transformando a forma como governamos e nos relacionamos com o poder, e como essas transformações estão moldando o futuro da humanidade.

Vamos discutir questões como a inteligência artificial, a privacidade, a democracia e a governança, e como elas estão se relacionando com a Singularidade, o ponto teórico em que a tecnologia ultrapassa a capacidade humana de compreendê-la e controlá-la. Estamos ansiosos para provocar esses debates e reflexões e contribuir para a construção de um futuro melhor para todes.

PS: Entre a elaboração do texto e sua publicação, fui desligado da Escola de Saúde Pública do Ceará, e dessa forma não respondo mais como coordenador do FeliciLab. Mas sigo como co-idealizador e agora principal divulgador da iniciativa que carrega a versão mais madura de um modelo de governança colaborativa para a democracia brasileira.

Conheça: https://sus.ce.gov.br/felicilab/como-trabalhamos/

Falaremos mais sobre o FeliciLab na nossa próxima coluna 😉

Conheça outros colunistas e suas opiniões!

Colunista NINJA

Memória, verdade e justiça

FODA

Qual a relação entre a expressão de gênero e a violência no Carnaval?

Márcio Santilli

Guerras e polarização política bloqueiam avanços na conferência do clima

Colunista NINJA

Vitória de Milei: é preciso compor uma nova canção

Márcio Santilli

Ponto de não retorno

Andréia de Jesus

PEC das drogas aprofunda racismo e violência contra juventude negra

Márcio Santilli

Através do Equador

XEPA

Cozinhar ou não cozinhar: eis a questão?!

Mônica Francisco

O Caso Marielle Franco caminha para revelar à sociedade a face do Estado Miliciano

Colunista NINJA

A ‘água boa’ da qual Mato Grosso e Brasil dependem

Márcio Santilli

Mineradora estrangeira força a barra com o povo indígena Mura

Jade Beatriz

Combater o Cyberbullyng: esforços coletivos

Casa NINJA Amazônia

O Fogo e a Raiz: Mulheres indígenas na linha de frente do resgate das culturas ancestrais

Rede Justiça Criminal

O impacto da nova Lei das saidinhas na vida das mulheres, famílias e comunidades

Movimento Sem Terra

Jornada de Lutas em Defesa da Reforma Agrária do MST levanta coro: “Ocupar, para o Brasil Alimentar!”