Em tempos de urgências socioambientais e desafios tecno-políticos, é preciso olhar para movimentos sociais que nos mostram caminhos de resistência e transformação. Dois desses movimentos são o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e o Movimento Software Livre (MSL), que agora se aproximam nos convidando a repensar nossas referências e métodos de organização social na era das redes.

O MST representa a história da luta popular no Brasil, sendo provavelmente o maior movimento pela reforma agrária e justiça social na América Latina. Os Sem Terra buscam combater as desigualdades e injustiças no campo. Ao ocupar terras improdutivas, o movimento evidencia a importância da terra como espaço de sustento, autonomia e respeito à vida. A luta pela terra é, também, uma luta pela preservação do meio ambiente e pela construção de uma sociedade mais justa e equitativa.

Por sua vez, o Movimento Software Livre (MSL) surge como um movimento que enfrenta os desafios da era digital, propondo a utilização de softwares de código aberto como ferramentas de liberdade, colaboração e autonomia. Ao questionar a lógica dos sistemas proprietários e centralizados, os hackers do software livre nos convidam a repensar a forma como nos relacionamos com as tecnologias, promovendo a liberdade, a privacidade e a soberania das pessoas na internet e fora dela.

Ambos os movimentos compartilham a preocupação com a coletividade, com a preservação dos recursos naturais e com a justiça social. Enquanto o MST busca garantir a posse e o uso sustentável da terra, o MSL busca democratizar o acesso e o controle sobre as tecnologias digitais. E juntos lutam por uma sociedade mais inclusiva, onde as pessoas tenham voz, autonomia e dignidade.

Nesse contexto, surge uma oportunidade estratégica e histórica de unir o MST e o MSL em uma frente ampla da felicidade, conectando a luta pela terra à luta tecnopolítica.

Camponeses da Internet ou Hackers da Terra?

As pessoas do campo e os povos originários desempenham um papel fundamental de cuidadoras da natureza, garantindo a segurança e a soberania alimentar, enquanto as pessoas hackers e midiativistas assumem o cuidado das tecnologias e da internet, assegurando a segurança e a soberania tecnológica. A pessoa do campo é essencial para promover um convívio saudável com a terra, preservando o meio ambiente, da mesma forma que a pessoa hacker é essencial para um convívio saudável no ecossistema digital, defendendo a privacidade e a liberdade na internet.

No movimento hacker, assim como no MST, nos acostumamos a lidar com a pecha de “criminosos virtuais” ou simplesmente “invasores digitais”. E geralmente recorremos a analogias para explicar a ética hacker, dizendo que “o chaveiro é especialista em abrir fechaduras, mas isso não faz dele um arrombador”. Mostrando que essa diferença não é técnica, é ética.

Hackers não são pessoas invasoras de sistemas na internet, são na verdade as legítimas “cultivadoras” da internet e, portanto, as maiores especialistas no tema. E assim como campesinos e povos originários são verdadeiras cuidadoras do convívio saudável com a terra, hackers e mídia ativistas são as cuidadoras da ecologia digital da internet.

Tanto a pessoa do campo quanto a pessoa hacker contribuem para a produção sustentável, valorizando o conhecimento tradicional. Enquanto a pessoa do campo colabora para a produção de alimentos sustentáveis, a pessoa hacker contribui para a produção de tecnologias e informações, livres e abertas, promovendo a colaboração e a autonomia em rede.

Os assentamentos rurais são comunidades organizadas que promovem a solidariedade e a produção agrícola sustentável, assim como as comunidades do software livre são grupos organizados que promovem a colaboração e a produção de tecnologias e conhecimentos livres e abertos.

Por outro lado, as grandes corporações detêm o poder e o controle sobre as tecnologias digitais, assim como o agronegócio é um sistema concentrado que controla a produção e a distribuição de recursos. Enquanto os agrotóxicos são substâncias químicas nocivas utilizadas na agricultura convencional que representam riscos à saúde e ao meio ambiente, as informações falsas são disseminadas de forma intencional com o objetivo de enganar e manipular a opinião pública.

Camponeses cuidam da terra e produzem alimentos sustentáveis, hackers cuidam das tecnologias e promovem soluções integradas e seguras. Assim como a agrofloresta e a mídia tática, a permacultura e o sevirismo se unem para criar uma nova forma de lidar com os desafios do nosso tempo, remixando conhecimentos ancestrais e tecnologias em rede.

Essa união permite construir tecnologias otimizadas para cuidar da vida e do meio ambiente, promovendo o desenvolvimento sustentável e a preservação dos valores ancestrais. Ao enfrentar as grandes corporações e os sistemas concentrados de poder, buscamos criar alternativas que valorizem a colaboração, a autonomia e o bem-estar coletivo.

É nessa conexão entre a terra e as tecnologias que encontramos a oportunidade de construir uma nova narrativa de resistência e transformação. Ao unir a sabedoria camponesa com a conectividade hacker, podemos enfrentar os desafios tecnopolíticos da singularidade, proteger o meio ambiente, promover a soberania alimentar e tecnológica, criando um futuro mais sustentável e conectado com nossas raízes.

A frente ampla da felicidade, formada pela articulação em rede dos movimentos sociais, é a nossa proposta de conexão para adiar o fim do mundo, construindo um futuro baseado em valores de justiça social, respeito à natureza e cuidado coletivo.

É hora de nos conectarmos e agirmos juntes, em prol da vida e da preservação do nosso planeta.

Conheça outros colunistas e suas opiniões!

Colunista NINJA

Memória, verdade e justiça

FODA

Qual a relação entre a expressão de gênero e a violência no Carnaval?

Márcio Santilli

Guerras e polarização política bloqueiam avanços na conferência do clima

Colunista NINJA

Vitória de Milei: é preciso compor uma nova canção

Márcio Santilli

Ponto de não retorno

Renata Souza

Abril Verde: mês dedicado a luta contra o racismo religioso

Jorgetânia Ferreira

Carta a Mani – sobre Davi, amor e patriarcado

Moara Saboia

Na defesa das estatais: A Luta pela Soberania Popular em Minas Gerais

Dríade Aguiar

'Rivais' mostra que tênis a três é bom

Andréia de Jesus

PEC das drogas aprofunda racismo e violência contra juventude negra

Colunista NINJA

50 anos da Revolução dos Cravos: Portugal sai às ruas em defesa da democracia

Colunista NINJA

Não há paz para mulheres negras na política

André Menezes

“O que me move são as utopias”, diz a multiartista Elisa Lucinda

Ivana Bentes

O gosto do vivo e as vidas marrons no filme “A paixão segundo G.H.”

Márcio Santilli

Agência nacional de resolução fundiária