Já se pegou pensando por que, mesmo com tantas campanhas de marketing falando sobre diversidade e inclusão, a gente ainda enfrenta preconceitos e barreiras na sociedade e, principalmente, nas empresas?

Pois é, o assunto é muito importante e fundamental para construção de um mundo mais justo e igualitário, porque cada um de nós tem algo valioso a contribuir.

No final do mês de fevereiro, depois de vários exames e acompanhamento psiquiátrico, fui diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Quando compartilhei meu diagnóstico no trabalho, a experiência não foi das melhores.

Foi aí que começou a minha busca para entender como as empresas estão buscando criar ambientes mais acolhedores para todas as pessoas, independente do sexo, identidade de gênero, neurodiversidade, deficiência física e demais diversidades.

Também tenho procurado conhecer pessoas diferentes e trazer para a minha coluna histórias e experiências por acreditar que é fundamental criar ambientes mais acolhedores e inclusivos, e agora meu olhar volta especialmente para o universo corporativo.

Foi nesse contexto que a Jéssica Santos, pr specialist da agência Motim, responsável pela assessoria de imprensa de inúmeras empresas e startups pelo Brasil e América Latina, aproximou-se e me apresentou uma pauta interessante sobre empresas que estariam sendo premiadas por cases práticos e efetivos de diversidade e inclusão. Achei incrível a proposta e foi assim que conheci a Thalita Gelenske, da Blend Edu, HRtech e ESGtech, especializada em diversidade e inclusão e que ajuda empresas a colocarem a diversidade em prática.

Depois de muita conversa, estudo e análise, resolvemos fazer uma parceria para desenvolver uma série de matérias sobre “Histórias de Diversidade e Inclusão no Universo Corporativo”.

Queremos promover uma reflexão profunda, levar as pessoas a se emocionarem e refletir sobre as histórias reais de gente que enfrentou desafios e obstáculos no mercado de trabalho.

Ao mesmo tempo, vamos mostrar exemplos de empresas que souberam valorizar as diferenças e promover a inclusão. Afinal, por que não aprender com essas experiências e aplicá-las nas nossas próprias vidas e trabalhos?

Então, a cada semana, vamos explorar um tema diferente, contando com a presença de pessoas incríveis e diversas dentro e fora da realidade corporativa, com muitos dados e, o mais importante, com a promoção de um debate para a construção de uma sociedade mais empática, onde cada indivíduo possa ser respeitado e valorizado por sua singularidade.

No fim das contas, não é isso que todos nós queremos? Um mundo onde cada pessoa possa encontrar seu espaço, sem medo de ser julgada ou discriminada.

E como já sou de dar spoilers, na próxima semana vamos começar a explorar o tema: “Carreira e desenvolvimento de pessoas de grupos minorizados” e conhecer com quem já conversamos!

Vem entender como a representatividade das minorias nas novelas influencia a nossa sociedade, segundo uma pesquisa da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) que revelou que, entre 1994 e 2014, somente 10% dos personagens centrais nas novelas da Globo eram negros.

Será que essas minorias encontram espaço no mercado de trabalho? E como estamos avançando nesse quesito?

Outro dado alarmante que traremos para reflexão é sobre uma pesquisa onde uma em cada cinco empresas não contratariam pessoas homossexuais e 33% não contratariam LGBTQIA+ para cargos de chefia.

Mas nem tudo está perdido!

Movimentos sociais e empresas como a Blend Edu, fundada por Thalita Gelenske, têm lutado por diversidade e inclusão.

Vamos contar também com relatos e experiências de:

Julia Garrim. Foto: Arquivo pessoal

Julia Garim, que tem muita experiência em desenvolvimento de carreira e vai compartilhar estratégias e desafios enfrentados por profissionais minorizados.

Priscila Siqueira. Foto: Arquivo pessoal

Priscila Siqueira, fundadora da Vale PCD, com experiência em promover oportunidades para pessoas com deficiência e poderá compartilhar histórias de sucesso e desafios.

Lucas Araújo. Foto: Arquivo pessoal

Lucas Araujo, que faz parte da equipe Blend Edu e vai compartilhar como a educação e o desenvolvimento de habilidades impactam o crescimento profissional de pessoas de grupos minorizados.

Rossandro Klinjey. Foto: Arquivo pessoal

Rossandro Klinjey, psicólogo, professor, escritor, consultor em Educação e Desenvolvimento Humano e fundador da Educa 21, empresa de educação socioemocional.

Se você sente a abertura de bater um papo sincero e se jogar na construção de uma sociedade cheia de empatia, em que cada pessoa seja tratada com carinho e reconhecimento por aquilo que a torna única, então acompanhe essa série incrível e participe disso com a gente!

Seremos mais fortes apenas depois de entendermos o poder da diversidade!

Conheça outros colunistas e suas opiniões!

Colunista NINJA

Memória, verdade e justiça

FODA

Qual a relação entre a expressão de gênero e a violência no Carnaval?

Márcio Santilli

Guerras e polarização política bloqueiam avanços na conferência do clima

Colunista NINJA

Vitória de Milei: é preciso compor uma nova canção

Márcio Santilli

Ponto de não retorno

Dríade Aguiar

'Rivais' mostra que tênis a três é bom

Andréia de Jesus

PEC das drogas aprofunda racismo e violência contra juventude negra

Márcio Santilli

Através do Equador

XEPA

Cozinhar ou não cozinhar: eis a questão?!

Mônica Francisco

O Caso Marielle Franco caminha para revelar à sociedade a face do Estado Miliciano

André Menezes

“O que me move são as utopias”, diz a multiartista Elisa Lucinda

Ivana Bentes

O gosto do vivo e as vidas marrons no filme “A paixão segundo G.H.”

Márcio Santilli

Agência nacional de resolução fundiária

Márcio Santilli

Mineradora estrangeira força a barra com o povo indígena Mura

Jade Beatriz

Combater o Cyberbullyng: esforços coletivos