— Natália Bretas
[email protected]

O Festival do Conhecimento UFRJ Universidade Viva começou nesta terça-feira (11). O evento celebra os 100 anos da instituição, que em 2020 assume um papel fundamental no combate à crise na saúde mundial causada pela pandemia da COVID-19. Serão 10 dias de uma programação que inclui palestras, minicursos, oficinas, entrevistas e apresentações culturais. As atividades serão todas virtuais e abordam saúde, ciência, cultura, universidade, sociabilidade, diversidade, inclusão, arte, tecnologia, inovação e muito mais! 

O primeiro dia de Festival começou com um show intimista de uma das maiores cantoras da história da música brasileira, a rainha Elza Soares, que em junho completou 90 anos de vida. A pesquisadora cultural Ivana Bentes abriu a noite de comemorações apresentando a cantora, destacando seu papel como símbolo de resistência e luta contra o machismo e o racismo que tanto sofreu ao longo da vida. A reitora da UFRJ, Denise Pires de Carvalho, a primeira mulher a ser eleita para a maior universidade federal do país, deu início às comemorações do centenário da instituição exaltando a artista: “é uma grande honra ter conosco a mulher do milênio.”

Elza Soares foi eleita em 1999, pela Rádio BBC de Londres, como a cantora brasileira do milênio. Ela, que nasceu e se criou no subúrbio carioca, destacou a importância da UFRJ para a cidade do Rio de Janeiro e para o país como um todo. Acompanhada pelo músico JP Silva no violão, a cantora começou sua apresentação com o clássico “Juízo Final”, canção escrita por Nelson Cavaquinho e Élcio Soares em 1973.

Foto: Nina Quintana

 A dupla continuou a apresentação com os sucessos “Malandro” (Jorge Aragão/Jotabê), “O Meu Guri” (Chico Buarque), “Volta Por Cima” (Paulo Vanzolini), “Mulher do Fim do Mundo” (Alice Coutinho/Romulo Fróes), “Maria de Vila Matilde” (Douglas Germano), “O Tempo Não Para” (Arnaldo Brandão/Cazuza), “Espumas ao Vento” (Accioly Neto), “Banho” (Tulipa Ruiz), “A Carne” (Seu Jorge/Marcelo Yuka/Ulisses Cappelletti) e “Menino” (Elza Soares). 

Entre os versos de “Maria de Vila Matilde”, Elza lembrou da mulher negra, de 51 anos, que teve o pescoço pisado por um policial em São Paulo, incentivou as mulheres a denunciarem as agressões sofridas e lembrou que o disque 180 está disponível para todas.

“Chega, parem de nos matar. Nós negros merecemos respeito!” 

A primeira noite do Festival do Conhecimento UFRJ terminou com as palavras de Elza Soares, que pediu união para superarmos a pandemia, seguidas de agradecimentos à instituição, à reitora Denise e a todos os profissionais envolvidos na sua apresentação. E, para fechar o show com chave de ouro, tivemos um bis da canção “Mulher do Fim do Mundo”, single de sucesso do disco de mesmo nome e vencedor do Grammy Latino 2016 na categoria “Melhor Álbum de Música Popular Brasileira”.

Assista a apresentação completa:

Hoje tem:

E a programação vai até dia 24:

16/07 – Illy
17/07 – Luísa e os Alquimistas
19/07 – BNegão
20/07 – Babi Jaques e Lasserre
21/07 – Petra
22/07 – Luê
23/07 – Plutão já foi planeta
24/07 – Potyguara
24/07 – Chico Cesar
24/07 – Majur

Confira também a programação completa de atividades do festival:
festivaldoconhecimento.ufrj.br/

 

Conheça outros colunistas e suas opiniões!

Colunista NINJA

Memória, verdade e justiça

FODA

Qual a relação entre a expressão de gênero e a violência no Carnaval?

Márcio Santilli

Guerras e polarização política bloqueiam avanços na conferência do clima

Colunista NINJA

Vitória de Milei: é preciso compor uma nova canção

Márcio Santilli

Ponto de não retorno

Andréia de Jesus

PEC das drogas aprofunda racismo e violência contra juventude negra

Márcio Santilli

Através do Equador

XEPA

Cozinhar ou não cozinhar: eis a questão?!

Mônica Francisco

O Caso Marielle Franco caminha para revelar à sociedade a face do Estado Miliciano

Colunista NINJA

A ‘água boa’ da qual Mato Grosso e Brasil dependem

Ivana Bentes

O gosto do vivo e as vidas marrons no filme “A paixão segundo G.H.”

Márcio Santilli

Agência nacional de resolução fundiária

Márcio Santilli

Mineradora estrangeira força a barra com o povo indígena Mura

Jade Beatriz

Combater o Cyberbullyng: esforços coletivos

Casa NINJA Amazônia

O Fogo e a Raiz: Mulheres indígenas na linha de frente do resgate das culturas ancestrais