#QuarentenaProjetada: convocatória artística durante a pandemia

 

A Mídia NINJA e o Instituto Moreira Salles lançam a convocatória #QuarentenaProjetada!

Queremos estimular a produção e difusão de fotografias, vídeos, poesias e design feitas durante esse período de confinamento e autocuidado. O projeto faz parte do Programa Convida/IMS e é aberto a participação de todas e todos.

Basta postar seus conteúdos no Instagram com a tag #QuarentenaProjetada para que seu trabalho seja incluído no site convida.ims.com.br – parte das obras serão também selecionadas para projeções da Mídia NINJA em 5 capitais brasileiras, além de 20 trabalhos concorrerem a uma ajuda de custo no valor de R$ 500,00 (quinhentos reais).

 

Leia as regras abaixo e participe! 

 

• A convocatória é uma iniciativa da Mídia NINJA em parceria com o Instituto Moreira Salles (IMS), e integra o projeto IMS Quarentena – Programa Convida.

• A convocatória busca trabalhos que tratem do dia a dia da quarentena dos artistas que se inscreverem. A criação poderá ser em diferentes linguagens e formatos (textos, poemas, design, fotografias e vídeos) e devem versar sobre os sentidos da quarentena, seus desafios, interpretações do momento econômico, social e político do país, assim como apresentação de ideias, imaginários, projeções de futuro e utopias dos participantes.

• Para se inscrever basta publicar um conteúdo de qualquer uma das linguagens utilizando a tag #QuarentenaProjetada. Não há limite de trabalhos inscritos por artista.

• Os trabalhos inscritos serão automaticamente incluídos no site convida.ims.com.br e a produção do projeto se reserva ao direito de retirar publicações que tenham cunho racista, machista, LGBTfóbico, xenofóbico, gordofóbico, com intolerância religiosa ou contenham qualquer tipo de preconceito.

• Os trabalhos inscritos por meio do uso da tag #QuarentenaProjetada serão analisados por uma comissão da Mídia NINJA que irá selecionar quais serão projetados. Essa comissão também selecionará 20 obras que receberão um incentivo de R$500,00 (quinhentos reais) a ser pago em até 20 dias úteis após o término das projeções.

•  As projeções não contarão com recurso de áudio, os vídeos projetados serão sem som.

•  Os critérios de seleção levarão em consideração a diversidade geográfica, étnico racial, de gênero, orientação sexual e das linguagens apresentadas.

• Os selecionados para o incentivo econômico serão contactados após as projeções e terão suas contas de Instagram divulgados nas redes sociais da Mídia NINJA.

• O projeto é um incentivo para produção artística feita durante a quarentena e respeitando as normas e protocolos sanitários do local de residência do criador(a) do conteúdo e da OMS. Essa convocatória reforça a importância de todas e todos ficarem em casa durante a quarentena.

• A postagem dos materiais podem ser feitas até dia 23 de junho de 2020. As projeções com trabalhos selecionados serão realizadas em 5 (cinco) cidades brasileiras, de forma simultânea, aproximadamente 20 dias depois do início da convocatória.

• Essa oportunidade é aberta à participação para qualquer pessoa do mundo, porém somente participantes com conta bancária no Brasil poderão ser selecionados para o incentivo financeiro.

• Ao inscrever o trabalho, o participante se responsabiliza pelos direitos autorais e direitos de imagem dos retratados, e concorda que seja divulgado nas redes NINJA e IMS, que seja projetado, e que os vídeos das projeções sejam divulgados nas redes sociais da Mídia NINJA e IMS por tempo indeterminado.

• É possível se inscrever para ser um dos pontos de projeção dos trabalhos selecionados. Essa participação não é remunerada e trata-se de uma colaboração com o projeto. Para se inscrever, poste imagens do seu ponto de projeção – que deve necessariamente ser na sua casa, não envolvendo portanto deslocamentos ou logística de produção – com a tag #QueroProjetarNINJA. Uma comissão da Mídia NINJA analisará os pontos inscritos e enviará um pacote de imagens para projeção para os selecionados. 

• Dúvidas sobre a inscrição ou o projeto escreva para [email protected]

 

Conheça as organizadoras

 

A Mídia NINJA  – A Mídia NINJA foi fundada em 2013 e ganhou notoriedade durante as manifestações de junho que reuniram milhões de pessoas nas ruas do Brasil.  Hoje a rede engaja mais de 5 milhões de apoiadores e cerca de 500 pessoas diretamente envolvidas com o suporte de casas coletivas pelo Brasil. Somos uma rede de comunicação livre que busca novas formas de produção e distribuição de informação a partir da tecnologia e de uma lógica colaborativa de trabalho. Entendemos a comunicação democrática como um direito humano e defendemos o interesse público, a diversidade cultural e o direito à informação visibilizando pautas de comunicação, causas identitárias, cultura, meio ambiente, juventude e outras que dialogam com os desafios do século XXI.

O Instituto Moreira Salles (IMS) foi fundado em 1992 e está presente em Poços de Caldas, Rio de Janeiro e São Paulo. Tem acervo em quatro áreas: Fotografia, Música, Iconografia e Literatura. O IMS é uma instituição cultural sem fins lucrativos e todas as suas atividades são sustentadas por uma dotação própria, sem uso de leis de incentivo. Organiza exposições de arte e fotografia, promove mostras de cinema e espetáculos musicais, publica catálogos, livros e revistas. O acesso aos centros culturais e a várias de suas atividades é gratuito.