NOTÍCIAS

Seu 8M é para quem?

A exclusão da diversidade feminina, não levando em consideração orientação sexual, gênero e raça, volta a minimizar a existência de uma mulher

ler mais

O adeus a uma lenda: relembre a carreira de Megan Rapinoe

Nos últimos 20 anos, o futebol feminino conquistou uma grande expansão, com mais visibilidade, torneios e investimentos. Nesse período, algumas personagens foram fundamentais e marcaram toda uma geração, que hoje desponta no futebol mundial. Um destes nomes certamente é Megan Rapinoe, relembre a sua trajetória.

ler mais

Vereadora Benny Briolly recebe nova ameaça de morte

A vereadora Benny Briolly, primeira travesti eleita no estado do Rio de Janeiro, recebeu uma nova ameaça de morte neste domingo (19). A mensagem chegou pelo email institucional da Mandata de Favela e tem como título "Já estou contando as balas". Às 15h desta segunda...

ler mais

Produzir encantamentos: encontro com Eduardo Fernandes

Entre recortes do cotidiano e fissuras de tempo-espaço, as criações propostas por Eduardo Fernandes provocam um olhar de encantamento para múltiplas existências e tudo o que podemos vir a ser, através do movimento. Conheça o #ArtistaFODA desta semana

ler mais

A TRANSÄLIEN: utopia e mistério, com Ana Giselle

De Pernambuco, a entrevistada desta semana para a seção #ArtistaFOdA é artista transmídia, produtora cultural, curadora de arte, corpo-espetáculo, DJ, idealizadora da coletividade MARSHA! Ana Giselle é quem dá vida a TRANSÄLIEN: identidade pós-humana híbrida de uma alienígena e transexual.

ler mais

“Loucurar-se”. Entrevista com Gael Gramaccio

Por Amanda Olbel / @planetafoda No trabalho de Gael Gramaccio existe uma potência muito grande. Uma manifestação latente de um lugar sombrio do inconsciente. E notem, vale lembrar aqui que não estamos necessariamente colocando um juízo de valor – do que se faz o bem e...

ler mais

Vou afetar você: leituras de vida com Marcio Junqueira

Conversar com Marcio Junqueira é como passar por uma explosão de palavras, informações, histórias, mas também de afeto. Com criações que transitam entre a escrita e o desenho, o artista baiano é o entrevistado desta semana para a seção #ArtistaFOdA.

ler mais

LGBTQ+ no campesinato

“Lutamos pela libertação da terra, da escravidão do trabalho, que também passa pela libertação dos corpos e das pessoas”, afirma José Davi, liderança agroecológica bissexual em Sergipe

ler mais

Voz do queernejo: conheça Alice Marcone

Após lançar o primeiro single chamado “Noite Quente” no ano passado, atualmente Alice é uma das expoentes do queernejo no Brasil, sendo a primeira mulher trans a cantar sertanejo no país.

ler mais

“Estranho Familiar”, com Efe Godoy

A entrevistada da semana para o #ArtistaFOdA é Efe Godoy, 1988, artista visual míope, transgênere que pesquisa hibridismo em suas variadas linguagens com ênfase em recortes de memórias da infância e fabulações espontâneas.

ler mais

Ouro e Mel: a potência em ato através de Élle de Bernardini

A artista visual Élle de Bernardini é a primeira entrevistada pro #ArtistaFOdA do ano de 2021. Nascida no Rio Grande do Sul, 1991, atualmente reside na cidade de São Paulo, onde está constantemente produzindo, e pensando em formas diferentes de utilizar da arte como ferramenta para transformar os modelos socioculturais vigentes.

ler mais

#ArtistaFOdA A poética periférica de Juliana Angelino

Juliana, 29 anos, é artista plástica e grafiteira insulana, selecionada no edital Fábrica de Graffiti para pintar o maior mural de graffiti do Brasil, em Barra Mansa. Moradora da comunidade do Dendê, é estudante de Belas Artes na UFRJ, com uma poética voltada para representar a realidade periférica, mostrando as nuances desse cotidiano, com muita sensibilidade, cor e poesia.

ler mais

#ArtistaFOdA A potência preta de Caio Prado

Desde o lançamento do seu primeiro álbum – Variável Eloquente (2015) -, Caio Prado, cantor e compositor criado no bairro de Realengo – Rio de Janeiro, conseguiu tocar muitas pessoas e provocar reflexões através do seu trabalho.

ler mais

#ArtistaFOdA Expansão Bicha, com Caio Riscado

Caio é artista pesquisador, diretor teatral, escritor, professor, performer e o primeiro entrevistado da editoria #ArtistaFOdA, que compartilhará semanalmente trabalhos de artistas LGBTQIAP+ de diferentes cidades e regiões.

ler mais

Alunos de Garanhuns (PE) acusam professor de LGBTfobia

Um exercício escolar mobilizou alunos do primeiro ano do Ensino Médio do Colégio Presbiteriano Quinze de Novembro, de Garanhuns (PE), que acusaram professor de ensino religioso de LGBTfobia. O exercício foi divulgado pelos alunos, postado nas redes sociais e inclusive chegou ao inbox da Mídia NINJA por aluno que acusou o professor de homofobia.

ler mais

NINJA Cast apresenta: As Tias do Pavê

Televisão, fofoca e uma garrafa de whiskey esses foram os ingredientes escolhidos para criar a tia perfeita. Mas o Professor Gugu acrescentou acidentalmente um ingrediente extra na mistura: A MILITÂNCIA. E assim nasceram AS TIAS DO PAVÊ.

ler mais

Estado Assassino: Mangueira prepara desfile de 2020

Uma drag queen como Maria Madalena. Uma mulher negra, a mãe de Cristo. Leandro Vieira, carnavalesco da Estação Primeira de Mangueira no Rio de Janeiro, revela em suas redes sociais os bastidores chocantes do que poderemos conferir na Sapucaí em 2020.

ler mais

Parada LGBTQI é impedida por Polícia Militar de MG no Aglomerado da Serra

O Aglomerado da Serra, maior favela de Minas Gerais, teria hoje sua primeira Parada LGBT, mas foi parada pela Polícia Militar. O evento ocorreria de 12h às 20h, mas a Polícia embargou antes de se iniciarem as atividades, quando o público já começava a participar. Os organizadores avisaram que todas as devidas autorizações para a realização do evento foram solicitadas pela Prefeitura de Belo Horizonte, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

ler mais

Da Zona Oeste do Rio para os palcos do Brasil

Com um figurino fazendo jus às cores do arco-íris, o coletivo Queer Prise estreou na noite da última sexta-feira (12), no estádio Nilson Nelson, em Brasília. O grupo foi criado no Rio de Janeiro, além das perspectivas profissionais os jovens também tem o intuito de levar através da arte uma mensagem artística e política com pautas lgbts, representatividade periférica negra e protagonismo juvenil.

ler mais

FEITO COM  ❤️ TECNOLOGIA MÍDIA NINJA