Teve medalha e emoção em partidas com decisões importantíssimas para o Brasil nesse 5º dia oficial de Olimpíadas. Confira o resumo preparado pela equipe da cobertura colaborativa da NINJA Esporte Clube.

Ginastica Feminino – Individual Geral

De Guarulhos para o mundo! Após superar as lesões e as dificuldades, Rebeca Andrade leva a prata na ginástica artística no individual geral com a nota 57.298, ficando atrás da ginasta americana Suni Lee. Rebeca abriu pontos à frente no primeiro aparelho mas no solo que tudo foi decido e a medalha se concretizou.

Todas as atletas estavam na casa dos 57 pontos e Rebeca garantiu o segundo lugar do pódio. Incrível! O Baile não só de favela, mas de glamour, elegância, técnica e desempenho artístico que a brasileira apresentou nessa final. Ela volta a se apresentar nas finais de salto e solo.

Foto: Ricardo Bufolin / CGB

Menção honrosa para a americana Suni Lee que pegou primeiro lugar no pódio, que mandou muito bem. Ela é filha de pais refugiados da etnia Hmong, que foram para os EUA fugindo dos efeitos da guerra do Vietnã que, enfim, como todos sabem, foi uma guerra duríssima travada com os EUA. O país tem uma dívida histórica com o povo Hmong e agora temos a primeira americana hmong a trazer uma medalha pro país.

Judô Masculino

O judoca paulista Rafael Buzacarini foi eliminado hoje no judô até 100kg após a derrota para o belga Toma Nikiforov. A luta se iniciou com o belga tomando o pouco da iniciativa e o brasileiro ganhando punição. Através de um Ipoon-Seoi-Nage incompleto e com muita insistência, o belga consegue um wazari. Rafael foi com tudo o que tinha para empatar a luta ou conseguir o Ippon; o belga se protegeu e segurou a luta de qualquer forma e mesmo tomando um shido venceu a luta contra o brasileiro. 

Judô Feminino

Em 40 segundos, Mayra Aguiar começou o dia avançando para as quartas de final em luta com a israelita. Mayra projeta um Uchi-Mata perfeito, ganhando da israelita nas oitavas de final. Sua luta nas quartas foi de muita estratégia contra a Alemanha, apesar da brasileira durante todo o combate ter sido mais efetiva e com muito mais domínio. Apesar disso, Mayra foi punida por causa da pegada no judogi da alemã. A luta foi para o golden score e ficou mais parada por causa das defesas de Wagner, o que foi punida com um shido juntamente com Mayra. Com isso, a alemã passou a jogar com a regra debaixo do braço, tentando de qualquer forma forçar a terceira punição da brasileira. Mayra então se arriscou mais aos golpes, mas a alemã consegue uma vitória por wasari e assim a brasileira vai à busca do bronze.

A luta foi de muita estratégia, de regra debaixo do braço. Começou com a disputa pela pegada e a russa tentando a todo o tempo se proteger, o que causou duas punições para a russa e uma para a brasileira. Com este fator, a brasileira se valeu da regra e tentou de qualquer forma forçar o combate entre ela e a atleta russa, todavia Babintseva recebe sua punição e foi para a disputa do bronze contra a sul-coreana Hyunji Yoon.

Foto: Breno Barros/rededoesporte.gov.br

Contra a sul-coreana, Mayra começa a buscar pela pegada e Yoon faz a defesa, pois Mayra é canhota e a sul-coreana é destra. Por isso, ambas levaram uma punição. Após recomeçar a luta, a brasileira aplica a luta de solo e consegue uma imobilização e depois de 20 longos segundos, Mayra Aguiar conquista sua terceira medalha de bronze e se tornou a primeira mulher, tanto da história olímpica quanto do judô, a ganhar três medalhas em olimpíadas. Mayra conquistou bronze em Londres 2012, Rio 2016 e agora em Tóquio 2020.  

Boxe Masculino – Peso Médio

O Brasil passa mais essa, em luta franca e com muita trocação de golpes Hebert Conceição avança para as quartas de final por decisão apertada dos juízes. O chinês deu um trabalho danado para o brasileiro, que vai pegar o atleta do Cazaquistão nas quartas de final. 

Boxe Feminino

Graziele de Jesus foi eliminada no boxe ao perder para a japonesa Tsukimi Namiki. Foi uma luta intensa, a japonesa menor e mais rápida explodia sobre a brasileira que adotou uma tática problemática para encarar uma adversária tão rápida. A japonesa manteve a luta sob controle durante os três assaltos e venceu por pontos. Grazi foi gigante, foi valente e ganhou muita experiência ainda tem muito a dar para o desenvolvimento do boxe feminino nacional. 

Tiro com arco feminino

Anne venceu na 1° rodada por 3 sets a 2 a mexicana número 17° do mundo. A brasileira fez uma leitura incrível do vento forte que sopra em Tóquio e regulou seu tiro para chegar à segunda fase. Agora o desafio é bater a coreana número 1 do mundo. 

Anne deu seu melhor mas vencer a número 1 do mundo. Vale ressaltar que há uma grande diferença entre o investimento nesse esporte aqui e na Coreia do Sul. Mesmo assim, Anne chegou a pressionar a coreana e conseguiu empatar o primeiro set. Depois a coreana acertou o alvo na mosca diversas vezes e venceu os 3 set seguintes. Valeu Anne!

Handebol Feminino

E não deu pras meninas do hand hoje. A Espanha deu a primeira derrota do Brasil no handebol feminino nessa noite. E que jogo! Foi jogo jogado, o Brasil tava muito bem no começo, mas as espanholas começaram a acertar a mão e viraram ainda no primeiro tempo. A reação do Brasil veio, mas não foi o suficiente pra vencer as espanholas. O placar terminou com Espanha 27 x Brasil 23. As meninas seguem na disputa e ainda têm chances de se classificar bem. Na chave elas vão enfrentar França e Suécia, mas das 6 seleções, 4 se classificam.

Ciclismo Quartas de Final

Renato Rezende representou muito bem o Brasil no ciclismo BMX nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 até aqui. Hoje ele conseguiu passagens para as semifinais.  Experiente, o atleta está em sua terceira Olimpíada e já está fazendo um grande resultado. Treinou muito pra isso. Para conseguir manter a rotina de treinos durante a pandemia em 2020, Renato Rezende arregaçou as mangas e construiu no quintal de casa, em Poços de Caldas (MG), uma pista para não ficar sem treinar neste período de pandemia. Amanhã tem as semifinais e as finais. Descansar e concentrar que seguimos na competição pela medalha. 

No feminino, não houve surpresas com a bicampeã olímpica Pajon (COL) ganhando todas as corridas da sua bateria e avançando para a final, assim como as outras favoritas. A brasileira Priscila Carnaval guerreou, mas não conseguiu desempenhar bem, ficando em último em todas corridas de sua bateria. Valeu Priscila!

Foto: Breno Barros/ rededoesporte.gov.br

Remo Masculino

Outro brasileiro que fez bonito foi o Lucas Verthein, único representante do remo nacional nesta olimpíada. Uniu o remo em torno de si na difusão deste esporte, jovem 23 anos tem muito pela frente. Amanhã vai fazer a final B para definir até a 7° colocação. 

Canoagem Slalom Feminino

Emoção na canoagem! Ana Sátila avançou pra final em terceiro lugar, foi muito bem. Mas, na final ela levou uma punição de 50 segundos que a tirou do pódio e a posicionou em último lugar.

Rugby Feminino

Brasil tem sua segunda partida no Rugby Feminino e infelizmente não conseguiu ultrapassar a defesa francesa com facilidade. Marcando somente um Try, perde para França encerrando o jogo com placar FRA 40×5 BRA. O próximo jogo acontece sexta-feira, 21h, contra Fiji. 

Volei de quadra feminino

Brasil faz 3×0 em cima do Japão em um jogo com um grande susto: Macris se machucou. Aparentemente, não é algo grave e o semblante da jogadora estava mais leve no final da partida. O Brasil ganhou os dois primeiros sets sem muito susto. No terceiro set as japonesas fizeram um jogo com muito volume subindo muita bola. As brasileiras sentiram o susto do acidente da Macris, o jogo não foi fácil e novamente o coletivo venceu. Destaque da partida foi a Fernanda Garay, Natália entrou e ajudou muito. No final do jogo, o time inteiro abraçou a jogadora acidentada. 3×0 é um bom número, mas não há mais espaço e tempo para “apagão”. Vitória foi na bola e com raça.

Natação 800m livre

Não deu para o Cachorrão mas não dá nada, tá tudo certo. Afinal nadamos juntos uma final Olímpica e viramos em segundo nos primeiros 100m mas logo depois fomos perdendo força e completamos a prova na 8° colocação. A prova começou muito forte, ritmo alucinante bem abaixo do recorde mundial. No fim deu Estados Unidos, o nadador americano que nadou em 4° e 5° a prova toda aumentou a rotação e bateu na frente o Italiano que liderava quase a prova toda. O Ukraniano, favorito, bateu em terceiro. Paris é logo ali!

Já  Viviane Jungblut chegou em terceiro na série, mas não fez o melhor da prova dela e o tempo ficou um segundo de sua melhor marca pessoal. A brasileira não conseguiu se classificar para as finais mesmo tendo ficado em 3º na bateria. Seu tempo de 8m38s88 não foi suficiente e ela ficou na 24ª posição.

Natação 100m borboleta

A segunda prova da manhã para o Brasil foi o 100m nado borboleta. Vinicius Lanza fez 52.08 e Matheus Gonche nadou para 53.02. Os dois atletas não conseguiram a classificação para a semifinal.

Natação 4×100

Manhã super agitada na natação. Time Brasil nadou o revezamento 4×100 medley misto com Guilherme Basseto (100m costas), Felipe Lima (100m peito), Giovanna Diamante (100m borboleta) e Stephanie Balduccini (100m livre). A equipe fez o tempo de 3:46.7, mas não avança para a final. Mesmo assim, fizeram um ótimo tempo! 

Tenis Feminino

Laura Pigossi e Luisa Stefani vão disputar o bronze, o que já é um fato e tanto. O jogo começou com um Brasil arrasador abrindo 4 a zero sem que as suíças vissem a bola. Mas o jogo foi mudando a dupla europeia entrou no jogo e virou para 5 a 4, logo depois fechou o set. No segundo, a Suíça seguiu imprimindo o ritmo e fechou o set em 6 a 3. Segue o sonho de medalha para para a dupla brasileira elas vão para o bronze que seria uma medalha inédita. 

Volei de Praia Feminino

Também passaram para as oitavas a dupla campeã do mundo, Agatha e Duda, que enfrentaram as canadenses Heather Bansley e Brandie Wilkerson, vencendo por 2 sets a 0. Tamo bem representados no volei de praia!

Volei de praia Masculino

A dupla brasileira Alison/Álvaro vencem os holandeses Brouwer/Meeuwsen por 2 sets a 0 e  garantem a classificação após um jogo eletrizante no segundo set. Os holandeses jogaram bem mas os pontos de bloqueio de Alison (foram 9) e a atenção na defesa de Álvaro (10 salvas importantes) fizeram a diferença. Brasil fez 21-14 e 24-22.

Conheça outros colunistas e suas opiniões!

Colunista NINJA

Memória, verdade e justiça

FODA

Qual a relação entre a expressão de gênero e a violência no Carnaval?

Márcio Santilli

Guerras e polarização política bloqueiam avanços na conferência do clima

Colunista NINJA

Vitória de Milei: é preciso compor uma nova canção

Márcio Santilli

Ponto de não retorno

Renata Souza

Abril Verde: mês dedicado a luta contra o racismo religioso

Jorgetânia Ferreira

Carta a Mani – sobre Davi, amor e patriarcado

Moara Saboia

Na defesa das estatais: A Luta pela Soberania Popular em Minas Gerais

Dríade Aguiar

'Rivais' mostra que tênis a três é bom

Andréia de Jesus

PEC das drogas aprofunda racismo e violência contra juventude negra

André Menezes

“O que me move são as utopias”, diz a multiartista Elisa Lucinda

Ivana Bentes

O gosto do vivo e as vidas marrons no filme “A paixão segundo G.H.”

Márcio Santilli

Agência nacional de resolução fundiária

Márcio Santilli

Mineradora estrangeira força a barra com o povo indígena Mura

Jade Beatriz

Combater o Cyberbullyng: esforços coletivos