Atleta é favorita a medalha de ouro depois da desistência de Simone Biles

Foto: Lindsey Wasson/Reuters

Por Monique Vasconcelos para cobertura colaborativa da NINJA Esporte Clube

Superação, talento e carisma: três palavras que definem bem a ginasta Rebeca Andrade. Não tem como imaginar como seriam as Olimpíadas de Tóquio sem a atleta e sua performance única ao som instrumental do funk “Baile de Favela”. Em pensar que se as Olímpiadas de Tóquio tivessem sido em 2020, como era programado, provavelmente a gente não assistiria no último domingo (25), ao show dessa gigante de 1,54cm.

Com apenas 22 anos, Rebeca já passou por três cirurgias de joelho por causa do impacto da modalidade e a última delas, em 2019, seria a responsável pela possível ausência nas olimpíadas. Com o adiamento dos Jogos Olímpicos devido a pandemia da covid-19, a ginasta conseguiu se recuperar, garantiu a vaga individual em junho e está em plena forma no Japão, se equiparando às melhores do mundo novamente, como quando foi finalista do individual geral na Rio 2016.

A performance em solo somada ao salto e as barras assimétricas lhe renderam 57.399 pontos na qualificação, ficando só atrás de Simone Biles (EUA) no individual geral, posicionando-a, portanto, como favorita na modalidade após saída de Simones Biles.  Rebeca também ficou com a terceira colocação no salto e a quarta no solo. A disputa pela final do individual gera será nesta quinta-feira (29), às 7h50 (horário de Brasília). Ela também participa da decisão do salto no dia 1º de agosto, às 5h, e a final do solo, no dia seguinte (2), no mesmo horário.

De Guarulhos para o mundo

Natural de Vila Fátima, em Guarulhos (SP), Rebeca Andrade tem seis irmãos, e na infância morava com eles e a mãe, Rosa Santos, empregada doméstica, numa pequena moradia nos fundos de um sobrado. A vida não era fácil para sua família naquela época, Dona Rosa acordava em plena madrugada, preparava o café antes de sair para o trabalho, enquanto os filhos mais velhos ajudavam aos mais novos.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Rebeca Andrade (@rebecarandrade)


Aos quatro anos, Rebeca começou a frequentar a escolinha de ginástica do município, no Ginásio Bonifácio Cardoso, na Vila Tijuco, num primeiro momento levada pela tia que trabalhava no local. Depois seu principal meio de transporte para chegar aos treinos era a bicicleta, aonde ia de carona com seu irmão mais velho. O objetivo inicial das aulas de ginástica era ocupar o tempo daquela menina cheia de energia, que amava dançar. Mas a brincadeira ficou séria. Rapidamente, Rebeca Andrade foi apelidada de “Daiane dos Santos 2” por sua desenvoltura nos aparelhos.

Com nove anos a vida de Rebeca teve uma grande reviravolta. Tão jovem, a atleta foi morar longe da família para se dedicar aos treinos, em Curitiba-PR. Em 2011, um novo ciclo se iniciava, a ginasta recebeu o convite para treinar na equipe juvenil do Flamengo, onde está até hoje. Com as primeiras medalhas nas grandes competições, Rebeca não esqueceu as origens e comprou um apartamento mais confortável em Guarulhos para sua família.

Depois disso, o nível de Rebeca só foi subindo, e em 2012, com apenas 13 anos, Rebeca tornou-se campeã do Troféu Brasil de Ginástica Artística no primeiro campeonato como profissional, superando ginastas de renome, como Jade Barbosa e Daniele Hypólito. Em 2015, estreou nas competições adultas internacionais na Copa do Mundo de Ginástica, em Ljubljana, na Eslovênia, onde competiu nas finais das paralelas assimétricas ficando em terceiro lugar, conquistando a medalha de bronze.

A medalha de ouro não tardou, veio em 2017, na etapa de Koper, também na Eslovênia, após conquistar a prova de salto sobre a mesa. A partir dali o topo do pódio virou rotina na vida de Rebeca. Em 2018, a ginasta disputou mais uma etapa da Copa do Mundo, em Cottbus, na Alemanha, e assegurou mais dois ouros: no salto sobre o cavalo e na trave. No ano seguinte, em Stuttgart, também em território germânico, Rebeca conquistou o primeiro lugar na disputa por equipes. Agora, Rebeca sonha com o ouro nas Olimpíadas de Tóquio. Por aqui, ficamos na torcida!

Conheça outros colunistas e suas opiniões!

FODA

Qual a relação entre a expressão de gênero e a violência no Carnaval?

Márcio Santilli

Guerras e polarização política bloqueiam avanços na conferência do clima

Colunista NINJA

Vitória de Milei: é preciso compor uma nova canção

Márcio Santilli

Ponto de não retorno

Márcio Santilli

‘Caminho do meio’ para a demarcação de Terras Indígenas

NINJA

24 de Março na Argentina: Tristeza não tem fim

Renata Souza

Um março de lutas pelo clima e pela vida do povo negro

Marielle Ramires

Ecoturismo de Novo Airão ensina soluções possíveis para a economia da floresta em pé

Articulação Nacional de Agroecologia

Organizações de mulheres estimulam diversificação de cultivos

Dríade Aguiar

Não existe 'Duna B'

Movimento Sem Terra

O Caso Marielle e a contaminação das instituições do RJ

Andréia de Jesus

Feministas e Antirracistas: a voz da mulher negra periférica

André Menezes

Pega a visão: Um papo com Edi Rock, dos Racionais MC’s

FODA

A potência da Cannabis Medicinal no Sertão do Vale do São Francisco

Movimento Sem Terra

É problema de governo, camarada