Primeiras medalhistas mundiais, as atletas marcaram o esporte brasileiro com conquistas e representatividade

Fotos: COB / Divulgação / Ricardo Bufolin

Por Naiara Ashaia para cobertura colaborativa da NINJA Esporte Clube

Daiane dos Santos subiu ao pódio pela primeira vez em 1999, nos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg. Aos 16 anos, a gaúcha conquistava suas primeiras medalhas na categoria sênior da ginástica artística, o coração dos brasileiros e o título de inspiração. Quatro anos depois, a atleta trouxe a primeira medalha mundial da modalidade para o Brasil: ouro em Anaheim 2003.

Nascida em Porto Alegre (RS), muitas vezes foi a única negra na seleção brasileira em competições de ginástica. Apesar de 28% da população ser composta por mulheres negras, a representatividade nessa modalidade é baixa.

Em entrevista para a ONU Mulheres em 2019, Daiane dos Santos comentou que a falta de oportunidades para mulheres negras ainda permanece.

“É preciso dar às meninas e mulheres negras as mesmas condições e oportunidades de se desenvolverem em diferentes esportes e desconstruir de uma vez por todas tabus de que determinadas modalidades não são para pessoas negras”, afirmou.

Atleta brilhante, Daiane trouxe a primeira medalha mundial da ginástica artística feminina do Brasil. Foto: Evandro Teixeira/COB/Divulgacao

E entre essas meninas está Rebeca Andrade. Fã de Daiane dos Santos, a paulista natural de Guarulhos iniciou a carreira no projeto social Iniciação Esportiva, da prefeitura da cidade, aos 4 anos, com o apelido “Daianinha de Guarulhos”.

Hoje, Rebeca conquistou um feito histórico: a primeira medalha olímpica da ginástica artística brasileira feminina. A prata com gostinho de ouro traz também a representatividade ao ver uma mulher negra nesse triunfo.

Única representante negra da ginástica artística do Brasil na Olimpíada Tóquio 2020, Rebeca emocionou a grande Daiane dos Santos em narração. “A primeira medalha mundial é de uma negra. A primeira medalha olímpica é de uma negra. Isso é muito representativo”, apontou a ex-atleta em meio a lágrimas.“Uma menina que teve origem humilde, foi criada por uma mãe solo como a dona Rosa, e hoje é medalhista olímpica. Uma negra, brasileira. Isso é muito forte”, completou.

Marcando o esporte brasileiro, Rebeca conquistou a primeira medalha olímpica do Brasil na ginástica artística. Foto: Jonne Roriz / COB

Rebeca marcou seu nome na história do esporte do país, assim como Daiane dos Santos. Não só por suas conquistas, mas também por levar a brasilidade e a representatividade para um esporte pouco acessível as negras e negros do Brasil.

Conheça outros colunistas e suas opiniões!

Colunista NINJA

Memória, verdade e justiça

FODA

Qual a relação entre a expressão de gênero e a violência no Carnaval?

Márcio Santilli

Guerras e polarização política bloqueiam avanços na conferência do clima

Colunista NINJA

Vitória de Milei: é preciso compor uma nova canção

Márcio Santilli

Ponto de não retorno

Renata Souza

Abril Verde: mês dedicado a luta contra o racismo religioso

Jorgetânia Ferreira

Carta a Mani – sobre Davi, amor e patriarcado

Moara Saboia

Na defesa das estatais: A Luta pela Soberania Popular em Minas Gerais

Dríade Aguiar

'Rivais' mostra que tênis a três é bom

Andréia de Jesus

PEC das drogas aprofunda racismo e violência contra juventude negra

André Menezes

“O que me move são as utopias”, diz a multiartista Elisa Lucinda

Ivana Bentes

O gosto do vivo e as vidas marrons no filme “A paixão segundo G.H.”

Márcio Santilli

Agência nacional de resolução fundiária

Márcio Santilli

Mineradora estrangeira força a barra com o povo indígena Mura

Jade Beatriz

Combater o Cyberbullyng: esforços coletivos