Medalhista nos Jogos Paralímpicos Rio 2016, Rodrigo nos conta suas motivações, preparação e expectativas para Tóquio 2020

No centro da imagem o atleta Rodrigo Parreira, com o uniforme de cor verde do Time Brasil, segurando com as duas mãos a bandeira do Brasil atrás da cabeça.

Foto: Reprodução Comitê Paralímpico Brasileiro

Por Yasmin Matos e Samuel Seiffert

Entre as 20 modalidades nas quais nosso país competirá nas Paralimpíadas de Tóquio, o Brasil se destaca muito no atletismo, com o maior número de atletas representantes. São 65 nas provas de pista e campo e mais 19 atletas-guias, além de ser o esporte que o Brasil faturou o maior número de medalhas em edições de Jogos Paralímpicos até hoje, com um total de 142 medalhas. Para trazer ainda mais valorização aos nossos atletas do atletismo, nossa equipe da NINJA Esporte Clube conversou com Rodrigo Parreira, atleta paralímpico de atletismo que atualmente está em Tóquio, representando o Time Brasil na modalidade.

Rodrigo Parreira da Silva de 26 anos e natural de Rio Verde (GO) já coleciona muitas conquistas em sua carreira de atleta. Nascido com paralisia cerebral, o goiano compete na categoria T36, voltada para quem possui algum comprometimento nos quatro membros. O paratleta é o atual medalhista de prata nos 100m e bronze no salto em distância, conquistadas nos Jogos Paralímpicos Rio 2016. Também é o atual campeão do salto em distância e medalhista de prata nos 100m, ambas conquistas nos Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019. Rodrigo é uma grande aposta para os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020.

Em uma entrevista exclusiva para a equipe da NINJA Esporte Clube, Rodrigo conta quais são as suas expectativas para as provas. Ele começa sua participação nos jogos em 30 de agosto, no salto em distância. O atleta nos conta que quer aproveitar cada momento, obter muito aprendizado e novas experiências, além, é claro, de alcançar o lugar mais alto do pódio e com direito a quebra de um novo recorde.

Desde pequeno, Rodrigo chamava a atenção pela rapidez em seus passos: “Sempre quando minha mãe pedia para ir a algum local, eu ia correndo e voltava muito rápido, o que deixou ela surpresa”, conta o esportista. O paratleta nos relata que antes de ingressar no atletismo paralímpico, tentou carreira no futebol, lançamento de dardo, basquete e natação, mas foi no atletismo que ele encontrou seu dom.

centro da imagem o atleta Rodrigo Parreira, com óculos escuro e uniforme do Time Brasil em ação nos Jogos Paralímpicos do Rio 2016.

Foto: Reprodução Comitê Paralímpico Brasileiro

Sua carreira como atleta profissional se iniciou aos 18 anos, quando surgiu a oportunidade de um teste: “Um dia vimos na televisão que o clube SESI estava com inscrições para ingressar no esporte paralímpico e lá eu fui”. Sobre suas motivações para continuar praticando o esporte e conquistando seu lugar de destaque no atletismo, o atleta pontua: “É do atletismo que eu tiro meu sustento, acredito que em parte motivação financeira, além de obter reconhecimento e representar o Brasil, dando meu melhor. E claro, minha filha, esposa e família”.

Em razão da pandemia da COVID-19, nossos atletas adiaram um pouco seu sonho de medalha paralímpica, pois os jogos modificaram a data para 2021. Diante deste contexto, houve a necessidade de algumas alterações na forma de preparação e na rotina de treinamentos dos paratletas. Rodrigo conta que obteve um pouco de dificuldade nos treinos, mas com muita dedicação, tomando todos os cuidados e respeitando as medidas sanitárias de segurança, desempenhou um bom trabalho com sua equipe, realizando treinos em rua aberta quando necessário. Mesmo com as circunstâncias, o atleta se diz preparado como nunca, pois sabe que treinou duro para chegar na disputa.

Histórias como a de Rodrigo Parreira são histórias que queremos e devemos contar, um atleta com muita garra, força e determinação, que reconhece seu potencial e está sempre procurando evolução constante na carreira como atleta. Para finalizar, Rodrigo nos conta um sonho que ainda deseja conquistar dentro da vida de esportista, “Ser campeão paralímpico, com direito a recorde mundial”. Desejamos sucesso e estamos torcendo para que esse sonho se torne realidade. Sonhamos juntos, Rodrigo!

Texto produzido em cobertura colaborativa da NINJA Esporte Clube

Conheça outros colunistas e suas opiniões!

Colunista NINJA

Memória, verdade e justiça

FODA

Qual a relação entre a expressão de gênero e a violência no Carnaval?

Márcio Santilli

Guerras e polarização política bloqueiam avanços na conferência do clima

Colunista NINJA

Vitória de Milei: é preciso compor uma nova canção

Márcio Santilli

Ponto de não retorno

Andréia de Jesus

PEC das drogas aprofunda racismo e violência contra juventude negra

Márcio Santilli

Através do Equador

XEPA

Cozinhar ou não cozinhar: eis a questão?!

Mônica Francisco

O Caso Marielle Franco caminha para revelar à sociedade a face do Estado Miliciano

Colunista NINJA

A ‘água boa’ da qual Mato Grosso e Brasil dependem

Márcio Santilli

Mineradora estrangeira força a barra com o povo indígena Mura

Jade Beatriz

Combater o Cyberbullyng: esforços coletivos

Casa NINJA Amazônia

O Fogo e a Raiz: Mulheres indígenas na linha de frente do resgate das culturas ancestrais

Rede Justiça Criminal

O impacto da nova Lei das saidinhas na vida das mulheres, famílias e comunidades

Movimento Sem Terra

Jornada de Lutas em Defesa da Reforma Agrária do MST levanta coro: “Ocupar, para o Brasil Alimentar!”