Foto da seleção feminina de volei sentado, sentadas na quadra de Tóquio, abraçadas em roda, todas usando máscaras.

Foto: Pedro Ramos

Por Luana Cruz

A modalidade vôlei sentado teve a sua origem em 1956, na Holanda, mas só foi incluindo oficialmente nas Paralímpadas em 1980, que aconteceu em Arnhem na Holanda. Somente nos jogos de Atenas em 2004, que a modalidade incluiu o torneio feminino. A origem deste esporte se fez para ajudar na reabilitação dos soldados em que faziam a combinação do vôlei “convencional” com o sitzball, esporte de origem Alemã.

O vôlei sentado no Brasil teve a sua origem em 2003, mesmo ano em que foi formado o primeiro time feminino. A participação do Brasil na modalidade só ocorreu nos Jogos Paralímpicos de Pequim em 2008 com o time masculino, quando ficaram com a sexta posição.

Desde 2003 quando se teve a origem desta modalidade no Brasil, a seleção feminina já fazia a sua estreia em partidas internacionais, tendo participado dos Jogos Parapanamericano e conquistado a medalha de prata neste mesmo ano.

Mas a estreia feminina nos Jogos Paralímpicos só ocorreu em Londres 2012, isso pelo fato de que o Parapanamericano 2007 não incluiu o torneio feminino. Sendo assim, conseguiram somente em 2011 classificar em segundo lugar e garantir uma vaga para Londres onde terminaram na quinta colocação.

Em 2014 tiveram seu melhor resultado em jogos mundiais, ganhando a medalha de prata no Parapan do mesmo ano, e conseguindo se classificar para Rio 2016, onde garantiu a medalha de bronze sendo a sua primeira na modalidade. Já em 2019 disputaram o Parapan de Lima e conquistaram mais uma medalha de prata. Apesar da história do Brasil no vôlei sentado feminino ser bem nova em comparação a outros países, dentro do ranking mundial ocupamos o terceiro lugar geral.

A seleção tem grandes destaques como a bloqueadora Adria de Jesus, que foi eleita a melhor nos Jogos Parapamamericanos Lima 2019, e também a atleta Edwarda de Oliveira (Duda) eleita a melhor líbero no Intercontinental na China 2016.

Nas Paralimpíadas de Tóquio, a seleção feminina teve a sua estreia no dia 27, ás 06h30 contra a seleção do Canadá em um jogo vitorioso. No dia 29, enfrentram as donas da casa, o Japão, com uma nova vitória. E nesta terça-feira (31) enfrentaram a seleção duríssima da Itália e saíram vitoriosas novamente, classificando-se como as primeiras da chave e avançando para a semifinal. Com esses resultados, o time se consolida como um dos favoritos. A decisão do ouro vem no dia 5.

Vamos com tudo rumo a mais uma medalha!

Texto produzido em cobertura colaborativa da NINJA Esporte Clube

 

Conheça outros colunistas e suas opiniões!

Colunista NINJA

Memória, verdade e justiça

FODA

Qual a relação entre a expressão de gênero e a violência no Carnaval?

Márcio Santilli

Guerras e polarização política bloqueiam avanços na conferência do clima

Colunista NINJA

Vitória de Milei: é preciso compor uma nova canção

Márcio Santilli

Ponto de não retorno

Renata Souza

Abril Verde: mês dedicado a luta contra o racismo religioso

Jorgetânia Ferreira

Carta a Mani – sobre Davi, amor e patriarcado

Moara Saboia

Na defesa das estatais: A Luta pela Soberania Popular em Minas Gerais

Dríade Aguiar

'Rivais' mostra que tênis a três é bom

Andréia de Jesus

PEC das drogas aprofunda racismo e violência contra juventude negra

André Menezes

“O que me move são as utopias”, diz a multiartista Elisa Lucinda

Ivana Bentes

O gosto do vivo e as vidas marrons no filme “A paixão segundo G.H.”

Márcio Santilli

Agência nacional de resolução fundiária

Márcio Santilli

Mineradora estrangeira força a barra com o povo indígena Mura

Jade Beatriz

Combater o Cyberbullyng: esforços coletivos