O Brasil chega com time consistente para busca do inédito ouro olímpico, em despedida de estrelas de uma geração

Fotos: Sam Robles/CBF

Por Giulia Maquiaveli, Laura Bimbato e Sérgio Kendziorek 

O futebol feminino estreou nos jogos olímpicos em Atlanta, 1996. A seleção brasileira iniciou sua participação com Meg, Marisa, Fanta, Suzy, Sissi, Pretinha, Roseli e Formiga. Marta participou da sua primeira olimpíada em 2004, na Grécia e comandou a seleção para a conquista da medalha de prata naquela edição, feito que se repetiu nas olimpíadas de Pequim em 2008, com Marta, Formiga e Cristiane, já como as grandes referências do time. 

Este ano a seleção traz um encontro entre gerações. A incansável Formiga participa de sua última grande competição pela seleção brasileira aos 43 anos e não será a única dessa grande geração a se despedir. A rainha e grande nome do nosso futebol, Marta, aos 35 anos, é uma incógnita para os próximos desafios brasileiros. Além da artilheira Cris Rozeira, hoje com 36 anos, que não entrou para o elenco desta edição dos jogos olímpicos.

Primeira edição das olimpíadas. Foto: Getty Images

A troca de bastão ocorre em um momento de crescimento do futebol feminino no Brasil. Atualmente os melhores investimentos nos campeonatos nacionais e categorias de base fazem com que o futuro do nosso futebol esteja melhor preparado. Hoje contamos com as jovens Gio Queiroz de 18 anos, jogadora do Barcelona/ESP e Angelina com 21 do OL Reign/EUA entre as convocadas. 

A seleção brasileira, apesar do processo de transição, chega com condições de brigar pelo título. A equipe comandada pela sueca Pia Sundhage ainda tem em sua comissão Aline Pellegrino como Coordenadora de Competições e Duda Luizelli como Coordenadora de Seleções. O time tem um estilo de jogo consistente, com pressão alta ou média a depender da adversária, mas apresenta certa fragilidade defensiva, principalmente pelas laterais. 

Na parte ofensiva, a velocidade ajuda em contra-ataques fatais. Debinha, Bia e Ludmila se movimentam muito no ataque e recebem o auxílio da lateral esquerda Tamires, que se apresenta muitas vezes como ponta. Além da estrela de Marta com sua experiência tática, visão de jogo e seus chutes de fora da área avassaladores.  

Olimpíadas 2004. Foto: Getty Images

Durante a preparação olímpica, o Brasil fez 18 jogos, com 11 vitórias, 5 empates e 2 derrotas. Além dos períodos em que a equipe se reunia, para os treinos. Na era Pia, com certeza Debinha é a maior estrela. Aos 29 anos, é artilheira da seleção com 12 gols e conta com 17 participações em gols.

No primeiro jogo da competição, o Brasil derrotou a China por 5 a 0. Pia procurou ocupar mais o meio campo, colocando Duda no lugar de Ludmila e Marta um pouco mais a frente. A lateral direita ficou por conta de Bruna Benites que deu muito espaço para as chinesas. Talvez a Poliana dê mais segurança por ali contra as holandesas. Vamos aguardar a estratégia pensada por Pia, já que de Olimpíada ela entende. Já são dois ouros na carreira e que venha o terceiro.



Conheça outros colunistas e suas opiniões!

FODA

Qual a relação entre a expressão de gênero e a violência no Carnaval?

Márcio Santilli

Guerras e polarização política bloqueiam avanços na conferência do clima

Colunista NINJA

Vitória de Milei: é preciso compor uma nova canção

Márcio Santilli

Ponto de não retorno

Márcio Santilli

‘Caminho do meio’ para a demarcação de Terras Indígenas

NINJA

24 de Março na Argentina: Tristeza não tem fim

Renata Souza

Um março de lutas pelo clima e pela vida do povo negro

Marielle Ramires

Ecoturismo de Novo Airão ensina soluções possíveis para a economia da floresta em pé

Articulação Nacional de Agroecologia

Organizações de mulheres estimulam diversificação de cultivos

Dríade Aguiar

Não existe 'Duna B'

Movimento Sem Terra

O Caso Marielle e a contaminação das instituições do RJ

Andréia de Jesus

Feministas e Antirracistas: a voz da mulher negra periférica

André Menezes

Pega a visão: Um papo com Edi Rock, dos Racionais MC’s

FODA

A potência da Cannabis Medicinal no Sertão do Vale do São Francisco

Movimento Sem Terra

É problema de governo, camarada