Em mais uma proposta, Zona de Propulsão promove oportunidade online para formação tecnológica para todo Brasil através de oficinas

Foto: Midia NINJA

Em seu terceiro ano de existência, a Zona de Propulsão inova e apresenta um formato voltado para formação tecnológica com acompanhamento de 26 oficineiros, 30 oficinas, durante 01 mês de atividades e com inscrições gratuitas aos interessados até  08 de março no site zonadepropulsao.org. Uma oportunidade para agentes do ecossistema da cultura, artistas, produtores, desenvolvedores, gamedevs, designers, UX, analistas de dados e outros agentes do hackerismo trocarem expertises e experiências acompanhados de um time de especialistas utilizando diferentes metodologias. A formação deve acontecer entre 09 de março e 15 de abril.

A ideia surgiu da necessidade de fortalecer e fomentar ainda mais a comunidade ao entorno da Zona de Propulsão com os membros que passaram pelos 02 formatos de maratona hacker realizados durante a Feira da Música (Fortaleza/CE) em 2019 e 2020. O ano começa com o objetivo de abrir espaço para novas pessoas e projetos de todo o Brasil que proponham soluções práticas para o ecossistema da cultura, comunicação e tecnologia.

Este projeto foi aprovado no Edital de Patrocínio a Festivais Culturais da Lei Aldir Blanc – SECULT CE e conta com a realização da Prodisc, Feira da Música, Mídia NINJA, NINJA Hacker Space e Re/system.

PERCURSO DE OFICINAS 

As oficinas seguirão um percurso de formação em diferentes áreas de tecnologia com diferentes trilhas a serem montadas pelos participantes, com encontros de no mínimo 1h, envolvendo 25 oficineiros durante 01 mês. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site: zonadepropulsao.org 

O time de mentores é formado por Adriana Rocha, Alberthy Coelho, Ana Cuentro, Ana Uriarte, Bill Martinez, Carlos Candido, Carlos Rodrigo Oliveira, Daysi Mendes, Ermeson Silva, Fabio Ortiz, Ítalo Furtado, Ivy Cristiny, Jesus Lumma, Lai Amorim, Leandrinha Du Art, Lizandra Lisboa, Marília Diniz, Phillipe Soares, Rafael Honorato, Renata Barreto, Renata Sellaro, Rodrigo Esmeraldo, Sabrina Cabral, Thalles Carvalho e Thamily Machado.

Os temas das oficinas variam entre assuntos da atualidade, como tecnologias e acessibilidade, blockchain, drones, design thinking, design UX/UI, inovação, além de várias oficinas “mãos na massa”, como desenvolvimento de sites e modelo de negócios, validação, gamificação, prototipagem, infoproduto, entre outros.

A ZONA DE PROPULSÃO

A Zona de Propulsão é um hub de inovação que, a partir da troca de conhecimentos em tecnologia, cultura e comunicação, busca desenvolver tecnologias sociais que colaborem com o processo de mobilização social e empoderamento de cidadãos no Brasil Profundo.  

Como um laboratório ativista, de espírito agregador, convergente e inspirador,  segue a ética hacker, com o compromisso de gerar, disseminar e preservar conhecimento e trabalhar com outras pessoas para fazer com que esse conhecimento seja compatível com os grandes desafios do mundo a partir do ativismo. Em seu código fonte, está a multidisciplinaridade, colaboração, acessibilidade, diversidade e software livre.

A Zona de Propulsão é uma das engrenagens permanentes de inovação e vivência de futuro da Mídia NINJA. Atua transversalmente, multidisciplinarmente e ininterruptamente colaborando com diversos projetos e soluções digitais como o som.vc, 500 cidades, oasi.vc e a IDa.

TRAJETÓRIA

A Zona surgiu em 2019, durante a Feira da Música (Fortaleza/CE) em parceria com  Mídia NINJA. No evento foi realizada uma maratona hacker de 48h envolvendo 160 pessoas entre agentes do ecossistema da música e tecnologia, gerando uma experiência disruptiva para pensar e agir juntos na Transformação Digital na Música e no desenvolvimento de 12 projetos nas 03 categorias fixas (Hackathon, GameJam e StartUp Música), resolvendo questões de 05 desafios propostos. Em 2020, o mesmo formato foi realizado de forma mais dinâmica e totalmente online também como parte da programação da Feira da Música, gerando 14 projetos e envolvendo mais de 250 pessoas.

Vale destacar que as edições de maratonas hackers são uma das diversas formas de atuação da Zona de Propulsão. Ela está constantemente envolvida na organização e realização de eventos, ações e projetos que gerem impacto social através da tecnologia, comunicação e cultura. A Zona de Propulsão criou nestes dois anos sua própria Software House, que desenvolve permanentemente os softwares livres: som.vc, oasi.vc, identidade digital ativista e o 500 cidades. 

Em 2021, metamórfica e ousada como é, a Zona de Propulsão lança um novo formato com destaque para um percurso de formação e a continuidade do desenvolvimento de seus softwares. Aberta para sua comunidade e para quem quiser! A Zona de Propulsão é potente, possante e pública!