Programa idealizado pela Chef Kamili Piccoli entrevistou Bianca Lima, da Xepa Ativismo, frente de ativismo alimentar da Mídia NINJA

Foto: Mídia NINJA

Por Bianca Lima / Xepa

Você já ouviu que a cozinha é a esquina do mundo? Pois é, quando ouvi pela primeira vez essa frase, consegui sintetizar muito bem as aventuras, emoções e encontros que as cozinhas coletivas das Casas NINJA me proporcionaram através da Xepa Ativismo, rede de ativismo alimentar integrada à Mídia NINJA. Nesta terça-feira (30), pudemos abordar esse universo da cozinha e consequentemente da alimentação no segundo episódio do programa “Papo, Pão e Vinho”, produzido por Kamili Piccoli e Barbara Alcântara.

Durante 1 hora e meia, várias temáticas sobre o ativismo alimentar e o papel da alimentação como disputa política e social foram o pano de fundo para a gravação. Falamos sobre o histórico da Xepa, bem viver, feminismo, veganismo popular, cozinha do afeto e principalmente sobre a importância do debate político em torno da indústria alimentícia e a forma com que nos alimentamos.

Além disso tudo, falamos sobre reencontros, um símbolo importante para resumir como se deu a gravação desse episódio. Kamili, uma das apresentadoras, fez parte do Coletivo Castelo, ponto da rede Fora do Eixo e Mídia NINJA na cidade de Sorocaba (SP) nos anos de 2011 a 2013. Nesse tempo ainda, ainda não existia a Xepa e nem a Chef Kamili, mas já existia a semente da trajetória que nós estamos construindo em busca de uma alimentação segura e de qualidade para todes.

O programa vai ao ar em breve no Spotify e no canal da Kamilli Piccoli no Youtube.