Foto: Reprodução

Por Rafael Delgado*

O novo filme do diretor alemão Wim Wenders está competindo na categoria de Melhor Filme Estrangeiro no Oscar de 2024. O longa já se destacou no festival de Cannes tendo o protagonista do filme, Koji Yakusho, levando o prêmio de Melhor Ator na cerimônia. 

Com um roteiro simples e bem estruturado, o filme tem o poder de nos hipnotizar enquanto acompanhamos o dia a dia pacato da vida do protagonista. A performance de Koji Yakusho é tão potente que, mesmo com poucos momentos falados durante o longa, em seus olhos, expressões e gestos entendemos toda a verdade e os sentimentos que o atravessam. Será ele mais um injustiçado ao não ter sido indicado para a categoria de melhor ator nesse Oscar?

Em “Perfect Days”, Hirayama, um homem solitário que trabalha lavando e organizando os banheiros públicos na cidade de Tóquio, encontra pureza e beleza nos pequenos detalhes do cotidiano.

Vale destacar, também, a trilha sonora que acompanha o protagonista em seus momentos de locomoção dentro de sua van. O estado de espírito em que Hirayama se encontra é guiado pelas canções e isso torna bem difícil não querermos cantar durante o filme. 

Inicialmente, o projeto havia sido pensado como um documentário sobre o sistema de banheiros públicos impecáveis de Tóquio, projetados por grandes arquitetos do país. Mas Wim Wenders, quando convidado pelo governo municipal de Tóquio para dirigir a obra, como grande admirador da cultura e dos filmes japoneses, e surpreso com a cultura sanitária do Japão, enxergou nela a possibilidade de transformá-la em uma ficção. Tendo o banheiro público como a locação protagonista do projeto, o diretor afirma: “Um banheiro é um lugar onde todos são iguais. Não existe rico e pobre, jovem e velho; todo mundo é parte da humanidade”.

Com essa assinatura, o novo filme de Wim Wenders nos convida a prestar mais atenção nas sutilezas que nos cercam e a viver o momento presente.

O filme é um lançamento MUBI, em parceria com a O2 Play e está representando o Japão nesse Oscar. Em breve o filme estará no streaming do MUBI.

*Texto produzido em cobertura colaborativa da Cine NINJA – Especial Oscar 2024