Duelo foi com a Argentina que levou o campeonato por 3 sets a zero

Foto: Confederação Brasileia de Vôlei

Por Mayara Cristovão

Parecia que tudo estava encaminhado para a conquista de mais um título do Brasil no vôlei masculino. A torcida fazia a sua parte: lotando o espaço, formando um mar amarelo nas arquibancadas e esquentando a noite recifense no Geraldão. O histórico da seleção brasileira nesta competição também era um motivo para acreditar em um bom resultado, afinal, foram 33 títulos conquistados.

Mas do outro lado havia uma Argentina bastante determinada e que em nenhum momento demonstrou estar intimidada pela torcida ou pelos donos da casa. Controlaram cada set, mesmo quando não pareciam controlar. Em momentos que estavam atrás na pontuação, souberam manter a calma e se reorganizar, o que rendeu aos argentinos uma vitória impressionante por 3 a 0 (25/19, 29/27, 25/22).

A Argentina começou jogando melhor, abrindo uma vantagem de 7 a 4 logo no início do primeiro set. O Brasil apresentava uma sucessão de erros, tendo ataques parados por bloqueios dos rivais e saques que ficavam na rede. A situação complicou quando a seleção albiceleste fez 18 a 13. Os donos da casa não conseguiram reagir e a Argentina fechou o primeiro com tranquilidade por 25 a 19.

Já no segundo set, toda essa tranquilidade não esteve tão presente quanto antes. Desta vez, as duas equipes faziam o jogo acontecer ponto a ponto. Até que o Brasil abriu uma vantagem de 7 a 5, mas não durou muito até a Argentina reagir, encostar e empatar com 8 a 8. E assim seguiu. Nos minutos seguintes a partida continuou equilibrada. Os brasileiros saltaram na frente com 20 a 19. A Argentina não se entregou e mesmo no sufoco, correu atrás do prejuízo e venceu por 29 a 27.

A partir de então, o Brasil precisava vencer o terceiro set para continuar vivo no jogo. Era isso ou amargar uma derrota inédita dentro de casa. Os argentinos continuaram confiantes e com a mesma postura dos sets anteriores. O Brasil seguia abatido, sem muitas mudanças no estilo de jogo. Por mais que tenham tentado com uma virada de 16 a 15, os argentinos não perderam o foco e logo se recuperaram, chegando ao 20º ponto. Minutos depois, Sanchez fez 23 a 22 e o Brasil mais uma vez não conseguiu reagir ao ponto de evitar a vitória por 25 a 22 da Argentina.

Essa é a primeira vez na história que a seleção masculina de vôlei não vence o Sul-Americano e conquista o vice-campeonato. Uma noite para jamais esquecer.