Foto: Jonathan Lins

ALAGOAS – Empresas de comunicação, entre elas o grupo TVs Gazeta (Rede Globo), Pajuçara (Rede Record) e Ponta Verde (SBT), se uniram para reduzir o valor do piso salarial dos jornalistas em 40%. Os jornalistas estão em um momento crítico de ataques e retirada de direitos, um enfraquecimento da categoria. Uma boa parcela da responsabilidade se deve a atual política de ódio a classe, por parte do atual presidente.

Em resposta, jornalistas alagoanas estão em greve desde a madrugada do dia 25 de junho, e aguardam um acordo que comprove que não haverá diminuição do piso da categoria e nem a perda de qualquer direito trabalhista.

Antes da greve ser iniciada, o sindicato e as empresas tentaram uma negociação onde os trabalhadores reivindicaram reposição inflacionária e as empresas responderam com redução do piso em 40%. Ao todo, foram realizadas seis reuniões e os representantes das emissoras não cederam ao pedido.

De acordo com o Sindicato dos Jornalistas, 90% da categorias aderiu a paralisação, parando suas atividades. Incluindo, além das emissoras de rádio e TV, também trabalhadores de jornais impressos.

Não é de hoje que as empresas de comunicação tentam precarizar o trabalho dos comunicadores. Em novembro de 2018, a Organização Arnon de Mello, de propriedade do senador Fernando Collor de Mello, demitiu 30 dos 45 jornalistas do jornal Gazeta de Alagoas e, passou a contratar estagiários por R$100 de bolsa e auxílio transporte. O valor é inferior ao que o mercado paga no estado: de R$ 400 até um salário mínimo. A empresa também não indenizou os demitidos nem deposita.

O Ministério Público do Trabalho (MPT) mediará, em audiência nesta quinta-feira, 27, às 11h, a negociação entre o Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Alagoas (Sindjornal) e empresas de comunicação do estado, diante do impasse na definição de um acordo salarial para os trabalhadores.

A mediação será conduzida pelo procurador-chefe Rafael Gazzaneo e integra o Núcleo de Autocomposição do MPT, criado em maio deste ano para trazer mais rapidez e resultados qualitativos na resolução de conflitos.