Ritmo surgido no sertão do sudeste brasileiro e depois espalhado por todo o Brasil, o sertanejo é atualmente o estilo musical mais popular do país. A cultura sertaneja tem indumentária, costumes e comidas típicas, mas encontra sua representação mais notória na musica. Ritmo que representa a vida do homem do campo e da periferia urbana, os hábitos representam estados como São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Paraná e Mato Grosso.

Despontado nas roças do interior paulista ao cantar os causos diários dos caipiras, a primeira vez que uma música sertaneja foi grava foi em 1929, por Cornélio Pires.

.

1ª era, Música Caipira: Letras evocavam o modo de vida do homem do interior (muitas vezes em oposição à vida do homem da cidade), as duplas Torres e Florêncio, Tonico e Tinoco, Vieira e Vieirinha são expoentes dessa fase.

2ª era: Teve início após a 2ª Guerra Mundial, com a incorporação de estilos como polca europeia. A temática vai tornando-se gradualmente mais amorosa, conservando ainda sim um caráter autobiográfico. Milionário e José Rico eram destaques com inclusão de violino e trompete.

3ª era, Sertanejo Romântico: Guitarra elétrica e country norte-americano chegam. Sérgio Reis, Chitãozinho & Xororó, Leandro & Leonardo, Zezé Di Camargo e Luciano, Rionegro e Solimões, Chrystian & Ralf, João Paulo & Daniel e muitos outros estouram falando de solidão e isolamento.

.

4ª era, Sertanejo Universitário: Falando de um amor que vai dar certo, as canções com sintetizadores ganham espaço. São consideradas mais simples, mas arrebatam a nação. Gusttavo Lima, Jorge & Mateus, Cristiano Araújo, Luan Santana, Henrique & Juliano, são alguns nomes.

.

BÔNUS – Feminejo: Ter mulheres no Sertanejo não é novidade, mas cantar os mesmos temas dos homens sim. Bebedeira e pegação estão nas vivências femininas agora é sobre isso que Marília Mendonça, Maiara e Maraísa e Simone e Simaria cantam.

via GIPHY

Tudo isso acompanhado da Dança Sertaneja, uma variável da Dança de Salão faz da música sertaneja um ritmo complexo, em constante evolução e aberto a outros ritmos, como forró, funk, samba e vanerão.

.

Assim como todos as outras expressão artísticas, o sertanejo reflete uma sociedade – com caracteristicas machistas, racistas, territoriais e precisam ser quebradas.

Agora é com você: Qual sua relação com o sertanejo?

.