Foto: Reprodução / TV Globo

“Nós brasileiros não nos esqueçamos jamais que esse território é indígena, muito antes de qualquer invasão europeia, sempre foi”, disse Vitão na TV Globo, após apresentação no quadro “Dança dos Famosos”. O cantor apareceu com a mensagem “Brasil Indígena” escrita no corpo além de usar o espaço de fala em defesa dos povos originários.

“Há mais de 500 anos, essas pessoas têm que lutar por seus territórios, por suas culturas, pela sua própria existência, basicamente. As pessoas do povo Xokleng me pediram muito para eu usar a minha voz como artista para amplificar a voz deles e levar essa mensagem pra frente, levar a luta deles pra frente e é isso que eu estou fazendo hoje aqui”, disse.

A aproximação de Vitão com a causa indígena não começou hoje. O cantor participou a convite do Greenpeace na 18ª edição do Acampamento Terra Livre que ocorre em Brasília (DF). Na ocasião, o cantor esteve com os indígenas do povo Xokleng que ele citou na TV neste domingo. O ATL deste ano teve como tema “Retomando o Brasil: Demarcar Territórios e Aldear a Política”.