Projeto é resultado de uma parceria do Instituto KondZilla e GR6

Foto: reprodução/Youtube Kondzilla

No último 21 de março, Dia Internacional contra a Discriminação Racial, foi lançado o clipe da música Pretos da Mira, por MC Kekel e MC Davi. O projeto resultado de uma parceria do Instituto KondZilla e GR6 é um manifesto contra a vigilância sobre as pessoas negras.

“[A letra da música serve para] contar o que acontece com a gente no dia a dia, forma como as câmeras viram para a gente, como as pessoas olham para a gente quando a gente está dentro de um shopping, dentro de um mercado”, afirmou MC Kekel.

O objetivo da música é denunciar a vigilância racista presente nos estabelecimentos públicos e privados brasileiros e enaltecer a potência e o talento da comunidade negra. O projeto busca inspirar mudanças na sociedade a fim de combater o racismo.

“Pretos na Mira veio para avisar que vamos entrar no shopping, em vários lugares que os pretos não tinham acesso”, afirma MC Davi.

Segundo dados do 16º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgados em junho de 2022, entre as mortes violentas intencionais – categoria que reúne homicídio doloso, latrocínio, lesão corporal seguida de morte e mortes por intervenção polícia – 78% foram de pessoas negras contra 21,7% de brancos.

Confira o clipe: