Foto: Reprodução / Twitter @_papasha

Uma parada do Orgulho LGBT na Universidade Boğaziçi, na Turquia, foi violentamente interrompida pelas autoridades, com dezenas de estudantes presos pela tropa de choque. A informação é da PinkNews.

As pessoas LGBTQ+ enfrentam crescente perseguição na Turquia e, em 2015, o orgulho de Istambul foi banido pela primeira vez.

Após uma tentativa fracassada de golpe em 2016, a Turquia declarou estado de emergência, que foi usado pelo presidente turco Recep Tayyip Erdogan para proibir todos os eventos relacionados aos direitos LGBTQ+ em 2017 sob o pretexto de fornecer “paz e segurança”.

Mas na sexta-feira (20), estudantes da Universidade Boğaziçi, uma das maiores universidades públicas do país, foram em frente e organizaram sua nona parada anual do Orgulho LGBT.

O evento foi organizado pelo Clube de Estudos LGBTIA+ da Universidade Boğaziçi, que não é mais uma sociedade oficial, tendo sido dissolvida por funcionários da universidade no ano passado.

Os estudantes agitaram bandeiras do Orgulho e pediram tolerância, enquanto marchavam em direção à antiga sala do clube. Contudo, a segurança da universidade imediatamente avançou sobre o evento e foi rapidamente acompanhada pela tropa de choque.

O desfile foi cercado por policiais, que formaram um bloqueio com escudos e equipamentos anti-motim e algemaram os estudantes um a um, jogando vários participantes de cabeça na lateral de um ônibus da polícia.

https://twitter.com/eemreorman/status/1527668943678316544

De acordo com a ÜniKuir, uma organização de estudantes LGBTQ+ na Turquia, 70 estudantes foram presos na Parada do Orgulho.

Reagindo às imagens de vídeo das prisões violentas, a Anistia da Turquia disse: “Aqueles que participaram da nona Marcha do Orgulho na Universidade de Boğaziçi enfrentaram o uso ilegal da força pela polícia. As imagens que analisamos mostram um policial batendo a cabeça de alguém contra o ônibus da polícia.”

A ILGA Europe acrescentou: “Condenamos a repressão violenta à marcha do Orgulho da Universidade Boğaziçi hoje, que viola o direito dos estudantes LGBTI à liberdade de reunião e expressão. Pedimos que os detidos sejam libertados imediatamente e que as autoridades investiguem qualquer violência usada.”

A ÜniKuir informou que os estudantes presos foram levados para a sede da polícia de Istambul Vatan, mas foram liberados depois que prestaram depoimento.

Publicado originalmente em PinkNews