O vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos) deixou o palácio legislativo do Chile na última sexta (11), após a cerimônia de posse do presidente Gabriel Boric, sob gritos de “Marielle Presente” e “Fora, Bolsonaro” e “Viva Lula”, contou a jornalista Luciana Taddeo. Ela divulgou o vídeo em sua conta no Twitter.

A ativista Anielle Franco, irmã de Marielle, foi uma das pessoas que recepcionou Mourão com os gritos e deu o recado à Luciana Taddeo. “A gente não podia perder a oportunidade de manifestar nosso descontentamento com o governo brasileiro”, disse. “Esse é um momento de esperança para a América Latina. Que esse novos ares comecem a soprar também no Brasil no final do ano”.

Um novo Chile

Gabriel Boric assumiu a presidência do Chile para o mandato de 2022-2026, se tornando o presidente mais jovem da história do país com apenas 36 anos, recém completados, na maior mudança de direção da política do país andino desde seu retorno à democracia.

A posse aconteceu após uma vitória no segundo turno das eleições, em 19 de dezembro de 2021, com 55,87% dos votos. Em um discurso emocionante, o presidente Gabriel Boric mencionou os problemas que levaram multidões às ruas do país em outubro de 2019 durante o surto social, revisando o atual panorama nacional e internacional e reafirmando seu compromisso de manter um governo pelo e para o povo.

Foto: Xavier Álvarez para Mídia NINJA

A cerimônia solene contou com a presença de representantes de governos de diversos países, incluindo lideranças do Brasil.

A ex-presidente Dilma Rousseff também participou do ato, que aconteceu no Congresso chileno, na cidade de Valparaíso, vizinha da capital Santiago. Em sua página no Twitter, Anielle Franco disse: “Eu e a presidenta Dilma fomos as únicas mulheres brasileiras convidadas e encontrei a teórica do feminismo decolonial Rita Segato. Que os ventos da esperança soprem para o Brasil em 2023!”.

O jovem universitário Gustavo Gatica, que foi alvo de disparos de bala de borracha em um dos olhos durante os protestos de 8 de novembro de 2019, também estava presente.

Parte da cerimônia de posse também aconteceu no Cerro Castillo, um lugar historicamente conhecido por receber somente autoridades, onde ele levou movimentos populares e lideranças comunitárias.