“Ele roubou um pacote de salgadinho e vai ser tratado como um assassino?”, questionou cinegrafista

Foto: Reprodução

A polícia de Syracuse, no Estado de Nova York (EUA) está sendo criticada após três policiais brancos colocarem um menino negro de 8 anos dentro uma viatura policial. Segundo os policiais, a criança teria furtado um pacote de salgadinhos de uma loja de conveniência.

O momento foi registrado e divulgado em um vídeo nas redes sociais. Além da abordagem, as cenas mostram a reação do garoto enquanto é segurado por um dos policiais e pessoas locais criticando a agressividade.

O homem que registrou o momento até tenta intervir e questiona se a criança não seria muito jovem para receber aquele tipo de tratamento. Um dos policiais justifica dizendo que o garoto estava “roubando coisas”.

“Cara, ele roubou um pacote de salgadinho e vai ser tratado como um assassino?”, perguntou o cinegrafista amador. “Ele roubou as batatas? Eu pago por elas!”

 

 

Com a repercussão, a polícia disse em um comunicado que a criança não foi algemada, nem acusada formalmente, mas colocada na viatura para ser levada diretamente à sua casa. A polícia também afirmou que o “incidente” e as ações dos policiais estão sendo investigadas.

A governadora de Nova York Kathy Hochul denunciou as ações dos oficiais. “Como mãe, esse foi um vídeo de partir o coração para testemunhar”, disse ela na quarta-feira em uma coletiva de imprensa. “Muitos de nós somos pais e você não pode deixar de imaginar o medo daquela criança, já que ele teve que suportar essa experiência.”