Foto: Reprodução

Na madrugada dessa quinta-feira, 14, a aldeia Karimã, na Terra Indígena Xipaya, foi invadida por garimpeiros armados. A cacica Juma Xipaya fez apelo nas redes para a Polícia Federal e as forças de segurança do estado informando que já havia denunciado o ataque à Funai e ao Ministério Público Federal, mas nada foi feito. O território fica a 400 quilômetros de Altamira, no sudeste do estado do Pará e tem cerca de 200 pessoas.

“A gente pede ajuda pros órgãos competentes porque estamos no meio de um feriado”, disse em vídeo. “Já fiz contato com Funai local, com Ministério Público e estamos com muito medo. Pedimos que nos ajude a divulgar, pra que as Força Armadas e a Polícia Federal cheguem ao território. É agora! Não é pra amanha nem depois. Estão destruindo nosso território, estão com máquinas pesadas”.

De acordo com um jovem comunicador do povo Xipaya os garimpeiros agrediram seu tio, pai da cacica Juma. Após o episódio de violência, 30 guerreiros foram ao local para falar com os garimpeiros e impedir que fiquem no território, mas a balsa de 3 andares dos invasores fugiu antes, e acredita-se que esteja escondida em um dos “furos do rio” ou descendo pelo rio Iriri. O jovem também informou que a balsa estava bem equipada com 2 voadeiras, jet-skis e muito equipamento de ponta para captação de ouro, além de equipamento de comunicação.

Moradores das comunidades próximas foram alertados. De acordo com o portal Amazônia Real, “outras lideranças indígenas da região viram a balsa dos garimpeiros navegando no Rio Iriri em direção à Reserva Extrativista Riozinho do Anfrísio, divisa com a Terra Indígena Xipaya e a Terra Indígena Cachoeira Seca, do povo Arara”.

A deputada federal Joenia Wapichana (REDE/RR) afirmou que fez a denúncia à Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas na Câmara dos Deputados. “É urgente a ação das autoridades para impedir um possível conflito”, escreveu. Conforme o Amazônia Real, a Frente acionou o ministro de Estado da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, alertando para para a iminência de um conflito na região e ameaças de morte do líder Francisco Kuruaya.

A deputada federal Vivi Reis (PSOL/PA) informou que entrou em contato com o superintendente da Polícia Federal no Pará, Fábio Andrade, solicitando providências urgentes. “Ele informou que iria acionar a operação Guardiões do Bioma, composta pela PF, Ministério da Justiça, PRF, Ibama e FN, para acompanhar a situação, se dirigir ao local e combater a ação criminosa, preservando a integridade dos indígenas e do território Xipaia”, escreveu a deputada.

Ela afirmou ainda que seu mandato também já fez articulações junto ao coordenador da área ambiental da Polícia Federal em Brasília, Helano Medeiros, que informou que já está acompanhando a situação. “É urgente que o Estado Brasileiro seja firme e contundente no combate aos crimes ambientais e ao Estado Paralelo que garimpeiros tentam implantar na Amazônia”.