Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

O deputado federal Osmar Terra (MDB-RS) pretendia criticar a última pesquisa da Quaest/Genial, que previa vitória do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com subida de 46% das intenções de voto. Contudo, passou por um vexame que desde a última quarta-feira (11) tem repercutido nas redes. Ele usou uma foto de Guilherme Boulos, identificando-o como Felipe Nunes, sócio-fundador e diretor da Quaest.

“Para quem não conhece, este é Felipe Nunes, o Diretor da Quaest, que fez pesquisa eleitoral para presidente, publicada hoje 11/05/22. Ela dá ampla vantagem a Lula… É possível acreditar na isenção?”, disse ao compartilhar uma foto em que o coordenador do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto aparece ao lado da ex-deputada Manuela D’Ávila.

O próprio Boulos respondeu a gafe: “Prezado Osmar Terra Plana, não me chamo Felipe nem sou diretor de Instituto de Pesquisa. Melhore!”, disse, com ironias ao terraplanismo, uma das principais críticas ao deputado.

Diante dos comentários que procuraram sinalizar o deputado sobre o vexame, Osmar insistiu no erro. Sem seguir as orientações de “apaga enquanto é tempo”, o parlamentar republicou as postagens nesta quinta-feira e ainda respondeu usuários que questionavam se ele estava errado. “Não”, respondeu Omar. “É parecido, mas é o Felipe”.

Em outro momento, o deputado justificou, sem deixar claro se estava admitindo o erro: “São fotos publicadas no Google”.

Pesquisa

A última rodada da pesquisa Genial/Quaest foi divulgada nesta quarta-feira (11) e mostrou o ex-presidente Lula com 46% das intenções de voto, contra 29% do presidente Jair Bolsonaro (PL) em cenário de primeiro turno da disputa eleitoral.

O levantamento cita que, no cenário atual, haveria a possibilidade de vitória de Lula no primeiro turno, porém dentro da margem de erro. Em um eventual segundo turno, Lula teria 54%, contra 34% de Bolsonaro.

A rejeição a Bolsonaro é acompanhada pela baixa avaliação de seu governo. Segundo a pesquisa, 46% fazem uma avaliação negativa de sua gestão e apenas 25% a aprovam, enquanto 27% acham que o governo é regular.

Possível vitória de Lula no 1º turno, com 46% das intenções de voto, é apontada em nova pesquisa Quaest